Pesquisar no blog

Concurso PC SP: Perito tem mais de 200 cargos vagos, entenda!

icone calendario 16 set 2021

O último concurso PC SP para o cargo de Perito Criminal aconteceu em 2014. Desde então, o deficit de servidores tem aumentado, e os pedidos para novos concursos tem sido recusados.

Segundo Eduardo Becker, presidente do Sindicato dos Peritos Criminais do Estado de São Paulo (SINDCRESP), faltam condições de trabalho, recursos e servidores. Durante entrevista, informou que um novo concurso para o cargo é necessário:

“Faltam recursos e faltam servidores. Há uma publicação no Diário Oficial de fevereiro de 2021 na qual aponta que o déficit para carreira de perito criminal é na ordem de 15%. Na capital esse déficit é maior. O SINDCRESP vem pleiteando junto à Secretaria de Estado de Segurança Pública a abertura de concursos.”

Sendo assim, o cargo de Perito Criminal já conta com um deficit de 15% de servidores, de forma que já existem mais de 200 cargos vagos em diferentes especialidades para essa carreira.

Pedidos para novos concursos estão sendo negados

Além disso, o presidente do Sindicato também revelou que os pedidos para a realização de novos concursos vêm sendo negados pelo governo de São Paulo. Como justificativa é utilizada a Lei Federal 173/2020, que dita novas contratações não devem ser feitas durante a pandemia da Covid-19.

No entanto, o que quer o Sindicato não é criar novos cargos, e sim preencher seu quadro de servidores, de maneira que os concursos poderiam acontecer.

“O governo alega que essa lei impede a abertura de concurso, mas ela impede para fins de criação de cargos e não para reposição de cargos vagos. Então, o governo de São Paulo pode sim fazer os concursos imediatamente.”

Ademais da falta de servidores, outra questão questionada é a baixa remuneração dos policiais civis. Quando foi eleito governador do estado, João Doria assegurou salários melhores aos policiais, trato que ainda não foi cumprido.

Além disso, de acordo com o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp), o déficit da PC SP no total já chega a 14.960. O cargo de Investigador é o que mais possui faltas, com mais de 3 mil cargos vagos.

Concurso PC SP está autorizado desde 2019

Um concurso PC SP está autorizado desde 2019, com uma oferta de 2.939 vagas distribuídas entre diversos cargos. No entanto, a carreira de Perito Criminal não foi contemplada.

Ademais, o concurso foi adiado por conta da pandemia da Covid-19. Entretanto, as informações mais recentes confirmam que o processo seletivo será retomado e os editais podem ser publicados ainda em 2021. Confira a distribuição das vagas entre os cargos ofertados:

  • Delegado (250 vagas);
  • Escrivão (1.600 vagas);
  • Investigador (900 vagas);
  • Médico Legista (189 vagas).

Todos as carreiras exigem o nível superior de escolaridade e contam com remunerações que variam entre R$3,9 mil e R$10 mil.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil SP: Mais de 15 mil cargos vagos!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais