Com oferta de 1.800 vagas, o concurso PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) destinado para o cargo de Agente, registrou mais de 105 mil candidatos inscritos.
Inscrições no concurso PCDF Agente
Foi divulgado o quantitativo de candidatos inscritos no concurso PCDF destinado para o cargo de Agente. A informação foi publicada no site da banca organizadora, Cebraspe, e como já era esperado a concorrência será grande.
Ao todo, foram registrados 105.286 candidatos inscritos. Desse quantitativo total, a distribuição de candidatos ficou da seguinte maneira:
- Ampla Concorrência: 88.894 inscrições;
- Concorrência: 197,54 candidatos por vaga.
- Pessoas com Deficiência (PcD): 864 inscrições;
- Concorrência: 28,80 candidatos por vaga.
- Candidatos Negros: 15.528 inscrições;
- Concorrência: 129,40 candidatos por vaga.
Outra informação relevante, é sobre o número de candidatos inscritos que são fora de Brasília/DF, sendo registrados 72.159 concorrentes, a distribuição ficou da seguinte forma:
- Escrivão: 24.641 candidatos inscritos;
- Agente: 47.518 candidatos inscritos.
Além do certame ter sofrido uma retificação no cronograma, foi determinado pela Justiça que as novas datas das provas sejam estabelecidas no prazo dias, contados a partir do dia 24 de setembro de 2020.
A última alteração ocorreu após uma determinação do TCDF (Tribunal de Contas do Distrito Federal), que recomendou a inclusão da data de homologação do concurso PCDF.
Dessa maneira, a previsão é de que o resultado final do curso de formação profissional (CFP), terceira turma, seja divulgado no dia 04 de novembro de 2022. Já a homologação está agendada para o dia 07 de novembro.
Aplicação das provas dos concursos PCDF
Após a Justiça do Distrito Federal manter a suspensão dos concursos PCDF para os cargos de Agente e Escrivão e exigir explicações da corporação e do governo, um novo prazo foi divulgado. A Polícia Civil do Distrito Federal e o Cebraspe, terão um prazo de 10 dias para divulgarem a nova data de aplicação das provas.
A decisão, em caráter liminar, é novamente de um juiz da 2ª Vara da Fazenda Pública do Distrito Federal, que anteriormente havia concedido um prazo de 48 horas para que fossem realizadas explicações referentes a suspensão.
A Escola Superior da Polícia Civil do Distrito Federal e a banca organizadora, Cebraspe, devem definir neste prazo a data para realização das provas objetivas e provas discursivas. A decisão foi publicada no dia 24 de setembro, e já está em vigor.
Além disso, ainda foi informado pela Justiça que as provas deverão ser realizadas no prazo máximo de 90 dias, contados a partir da decisão. Sendo assim, a nova data irá cair ainda neste ano de 2020.
Dentre as justificativas alegadas pela Escola Superior, é argumentando pela diretora que no dia 10 de setembro, a banca organizadora informou que o número de inscritos já ultrapassava 60.000 concorrentes.
E que, por isso, como a situação com relação a pandemia de Covid-19 ainda inspira cuidados, optou-se pela suspensão.