Pesquisar no blog

Concurso PGE RS: Preparativos para abertura de edital iniciados!

Iago Almeida

icone calendario 01 set 2021

Atenção concurseiros! Os editais do concurso PGE RS  (Procuradoria Geral do Rio Grande do Sul) podem sair a qualquer momento. As páginas de acompanhamento já foram criadas. Serão 109 vagas no total!

Concurso PGE RS: edital em breve

Os interessados no concurso da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Sul  devem ficar atentos, pois a qualquer momento a banca organizadora pode publicar os editais.

Isso porque, as páginas de acompanhamento já foram criadas. Confira, clicando aqui .

Contrato com banca está assinado

A Fundação Universidade Empresa de Tecnologia e Ciências (Fundatec) será a banca organizadora das seleções. O contrato entre a banca e o órgão também já foi assinado e consta no Diário Oficial do Estado.

Concurso PGE RS: vagas e salários

A autorização para a Procuradoria Geral do Rio Grande do Sul é para preenchimento de 109 vagas.

Serão 19 vagas para Procurador, 59 vagas para Analistas e 31 para Técnicos Administrativos e de Informática.

O regulamento da carreira de Procurador foi publicado em julho deste ano e confirmou os requisitos básicos para participar da seleção, que são:

  • ser brasileiro;
  • ter bacharel em Direito;
  • estar no gozo dos direitos políticos e quite com o serviço militar; e
  • não registrar antecedentes criminais.

Vale lembrar ainda que a carreira de Técnico exige nível médio, curso de aperfeiçoamento na área e experiência de, pelo menos, um ano. Enquanto para Analistas será exigido nível superior nas áreas a serem oferecidas.

Do total de vagas, haverá 10% que será destinado às pessoas com deficiência e 16% para pessoas negras.

Quando as inscrições forem abertas, elas deverão ocorrer pelo prazo de, no mínimo, 20 dias, podendo ser reabertas por 10 dias ou mais.

Concurso PGE RS para Procurador terá cinco etapas de seleção

De acordo com o regulamento, os concurseiros para o cargo de Procurador serão avaliados por meio de cinco etapas de seleção.

A primeira delas será a prova objetiva com questões de Língua Portuguesa e disciplinas Jurídicas.

Depois, os inscritos passarão por uma prova escrita, aplicada para os 200 primeiros aprovados na objetiva e que tiverem, no mínimo, 50% de aproveitamento em cada uma das áreas.

Já para as vagas destinadas às pessoas com deficiência, serão habilitados os primeiros 28 e as reservadas aos negros, serão aprovados os 44 primeiros. 

A segunda etapa compreenderá 06 provas dissertativas e 01 prova de elaboração de trabalho jurídico, que poderá ser um parecer ou peça processual. O concurseiro precisará obter:

  • 50 pontos em cada uma das provas dissertativas e 60 pontos na média aritmética; e
  • 60 pontos no trabalho jurídico.

Depois, a terceira fase abordará 04 provas orais e 01 de sustentação oral, realizadas em sessões públicas. Elas consistirão na arguição de conhecimentos jurídicos.

Além disso, os inscritos ainda passarão por sindicância sobre a vida pregressa e uma prova de títulos, que valerá de 00 a 100 pontos. 

Saiba mais sobre o Concurso PGE RS: Edital publicado para Técnicos e Analistas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais