Pesquisar no blog

Concurso PM AC: Projeto de lei quer aumentar idade máxima de ingresso!

Iago Almeida

icone calendario 03 fev 2022

Atenção concurseiros! Um projeto de lei foi encaminhado pelo governador Gladson Cameli, para alterar a idade máxima para ingresso na Polícia Militar, impactando no concurso PM AC e Bombeiros AC .

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso PM AC: o que diz o projeto?

Um Projeto de Lei busca atualizar a Lei Complementar nº 164/2006, alterando a idade máxima para ingresso na Polícia Militar e no Corpo de Bombeiros do Estado do Acre .

Assim, a proposta foi enviada em caráter de urgência pelo governador do Acre, Gladson Cameli.

Atualmente, o Estatuto dos Militares do Acre prevê idade máxima de 30 anos, no ato da inscrição, para ingresso no cargo de Soldado.

Assim, o novo Projeto de Lei propõe que o candidato tenha no máximo 32 anos no ato da inscrição para Aluno Soldado ou Oficial da PM e do CBM.

Além disso, o projeto visa ainda retirar a exigência do diploma Direito (bacharelado) para exercer o cargo de Oficial do Corpo de Bombeiros.

Sendo assim, a carreira passaria a exigir escolaridade de nível superior em qualquer área de formação.

Novas convocações na PM

Quem foi aprovado nos últimos concursos da segurança pública do Estado do Acre deve ficar atento, pois novas convocações devem surgir.

Assim, o governador anunciou que mais de 180 candidatos que estão no cadastro de reserva dos concursos da PM e PC serão chamados para se apresentar em breve.

Portanto, o anúncio foi feito também pelo deputado estadual, Pedro Longo, em uma sessão da Assembleia Legislativa.

Vale destacar que em 2021, o governador ainda assinou um decreto que autorizava a convocação de 325 aprovados no último concurso PM AC. As oportunidades seriam para Soldado.

Ademais, a formação das novas turmas será possível devido ao parecer dado pela Procuradoria Geral do Estado (PGE).

O parecer foi uma resposta a um pedido do poder executivo. Assim, a PGE consentiu que fossem ocupados os cargos que ficaram vagos a partir do ano de 2014.

Por outro lado, para a Polícia Civil, o deputado acredita que serão chamados mais de 50 candidatos, o que indica que serão convocadas mais de 130 pessoas.

Novo concurso Bombeiros AC?

Saiu o edital do concurso do Corpo de Bombeiros do Acre, com a oferta de 153 vagas para a carreira de Soldado, com exigência de nível superior.

Os interessados em uma das vagas podem se inscrever até às 21h do dia 7 de fevereiro, por meio do site do Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC) , banca organizadora.

prova objetiva será aplicada no dia 6 de março, no turno da manhã, e contará com 65 questões. Saiba mais sobre a seleção, clicando aqui .

Lembrando que por enquanto a idade máxima é de 30 anos no ato da inscrição. Caso o PL acima seja aprovado, a idade passa para 32!

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso PM AC: Edital publicado para Oficiais. Até R$ 10,4 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais