Pesquisar no blog

Concurso PM AL: Poderá ter provas objetivas reaplicadas, entenda!

Iago Almeida

icone calendario 21 set 2021

A suspensão do concurso PM AL (Polícia Militar de Alagoas) continua sendo assunto no estado. O governador Renan Filho falou sobre a possibilidade de reaplicação das provas, após denúncias de possíveis fraudes que envolviam os exames. Entenda!

Concurso PM AL: provas serão reaplicadas? Governador responde!

Os concurseiros que fizeram as provas objetivas do concurso da Polícia Militar do Estado de Alagoas, continuam apreensivos e cheio de dúvidas.

Isso porque o concurso continua suspenso, após denúncias de possíveis fraudes nos exames, que foram aplicados no dia 15 de agosto.

Nesta semana, o governador do estado de Alagoas, Renan Filho, comentou a suspensão do edital, após ser questionado sobre a possibilidade de reaplicação das provas objetivas.

Em evento nesta segunda-feira (20), o representante do estado afirmou que a decisão não foi apenas do governo e da banca, mas também da justiça. Ele disse ainda que aguarda o fim das investigações para decisões.

“O concurso foi suspenso pela justiça e pela comissão organizadora, nós estamos aguardando a finalização das investigações para tomar uma decisão. Óbvio que agora a decisão não será só do governador, porque o problema t´á judicializado. A decisão será da justiça e do governo do estado. E eu espero que a gente encontre um caminho para fazer justiça, que não permita fraude no concurso e que garanta que as pessoas tenham condições de fazer a prova e ser aprovado se tiverem conhecimento ou, se a fraude não tiver tido amplitude, a gente siga adiante com o concurso. Mas isso não vai ser decidido pelo governador, está judicializado e eu espero que nos próximos dias a gente conclua a investigação para tomar uma decisão ampla”, afirmou o governador, à repórteres, nesta semana.

Concurso PM AL: entenda a suspensão

A suspensão temporária do concurso  foi anunciada pelo secretário de Planejamento e Gestão, Fabrício Marques, depois que um possível fraude foi apontado, no dia 15 de setembro.

A Seplag e a Polícia Militar afirmaram que a decisão é uma medida cautelar para manter a lisura e transparência do concurso público.

O que diz a Seplag?

“Conforme anunciado durante a live do sec @fabriciomarquess_, decidimos por suspender temporariamente o concurso público da Polícia Militar de Alagoas.

A medida é algo que acreditamos ser necessária neste momento. Durante o período de suspensão, prezando pela lisura e transparência de todo o processo, estaremos atentos e acompanhando todo o desdobramento das investigações já iniciadas pela Polícia Civil alagoana.

Confiamos na competência total do órgão para elucidar essa questão e reafirmamos o nosso compromisso de que, caso algo seja constatado, as medidas cabíveis serão tomadas.”

O que diz a Polícia Militar?

“O Comandante-geral da Polícia Militar de Alagoas vem a público esclarecer que, diante das informações veiculadas sobre uma possível fraude no concurso público que oferta vagas para soldado e oficial da PMAL, que esta Instituição não participa da fase inicial do certame e que a coordenação, elaboração, execução e correções das provas objetivas, bem como exames físicos e psicotécnicos, ficam a cargo e gestão da empresa organizadora, neste caso a CEBRASPE, e esta Corporação apenas tem participação a partir da fase de entrega da documentação. A PMAL destaca que confia plenamente nas investigações conduzidas pela SSP e Polícia Civil, e espera que os fatos sejam em breve esclarecidos, e resolvidos conforme a legislação em vigor”.

Embora a suspensão seja temporária, não há previsão para que o concurso  seja retomado, o que deve acontecer somente após o fim das investigações.

Concurso PM AL: vagas, salários e próximas etapas

O concurso da Polícia Militar de Alagoas  está ofertando 1.060 vagas, sendo 1.000 para Soldados e 60 para Oficiais; ambas carreiras exigem Ensino Médio.

Os salários para o cargo de Soldado são de R$ 4.250,06 (após o curso de formação), enquanto para os Oficiais, o vencimento é de R$ 8.099,94.

As provas objetivas foram realizadas no dia 15 de agosto, com questões de Conhecimentos Básicos e Específicos. Se mantido, as próximas etapas serão:

  • teste de aptidão física;
  • avaliação médica das condições de saúde física e mental;
  • avaliação psicológica;
  • comprovação documental;
  • investigação social; e
  • exame toxicológico.
Saiba mais sobre o Concurso PM AL: Provas remarcadas para o próximo ano!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais