Pesquisar no blog

Concurso PM MG: Edital com 160 vagas é autorizado!

icone calendario 26 nov 2019

Foi autorizado o concurso PM MG (Polícia Militar de Minas Gerais ) para o cargo de Oficial. Serão ofertadas 160 vagas, com exigência que o candidato tenha nível superior em Direito.

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Concurso PM MG para Oficial é autorizado

A Polícia Militar de Minas Gerais irá realizar um novo concurso em 2020, foram autorizadas o provimento de 160 vagas para o cargo de Oficial que integrarão o Curso de Formação (CFO). Do total de vagas ofertadas, 10% serão destinadas para candidatas femininas.

A autorização do novo concurso PM MG foi divulgada no Diário Oficial do estado. O Curso de Formação para Oficiais será iniciado no mês de agosto de 2020, sendo assim, o edital do certame será publicado até fevereiro de 2020.

O candidato interessado em pleitear uma das vagas ofertadas, deverá possuir título de bacharel em Direito, além de ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão no CFO e altura mínima de 1,60m.

O Curso de Formação irá funcionar na Escola de Formação de Oficiais da Academia de Polícia Militar, e terá duração de 2 (dois) anos e 6 (seis) meses acadêmicos.

O horário será em tempo integral, com regime de dedicação exclusiva e atividades escolares extraclasse após às 18 horas, inclusive aos sábados, domingos e feriados.

Durante o curso será obrigatório o alojamento do Cadete nos primeiros 12 meses de curso (pernoitar nos aquartelamentos), no todo ou em parte, com a finalidade de familiarizar-se às atividades da corporação.

O Cadete durante o período do curso, fará jus à remuneração, abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

Na LDO do próximo ano, já consta a previsão orçamentária para a realização de outro concurso público para a PM MG. Os órgãos com orçamento separado para a realização de certame, são:

  • Procuradoria Geral de Justiça do MG;
  • Polícia Militar de Minas Gerais;
  • Polícia Civil de Minas Gerais;
  • Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais;
  • Universidade Estadual de Montes Claros;
  • Fundo Especial do Poder Judiciário.

Requisitos para investidura no cargo do concurso PM MG

São requisitos legais para prestar o concurso PM MG:

a) ser brasileiro nato;

b) possuir título de bacharel em Direito, obtido em estabelecimento reconhecido pelo sistema de ensino federal, estadual ou do Distrito Federal;

c) estar quite com as obrigações eleitorais e militares;

d) ter entre 18 e 30 anos de idade na data da inclusão no CFO;

e) possuir idoneidade moral;

f) ter altura mínima de 1,60m;

g) ter sanidade física e mental;

h) ter aptidão física;

i) ser aprovado em avaliação psicológica.

Último concurso PM MG Oficial

O último concurso PM MG Oficial teve seu edital publicado em 2019. Na ocasião foram ofertadas 120 vagas, com exigência que o candidato tivesse nível superior de formação.

O salário inicial teve o valor de R$ 5.769,42, mais os benefícios de abono fardamento, assistência médico-hospitalar, psicológica e odontológica, conforme legislação em vigor.

A avaliação dos candidatos foi composta por 2 (duas) fases, sendo elas:

1ª Fase

  • Prova de Conhecimentos (Objetiva e Dissertativa).

2ª Fase

  • Avaliações Psicológicas;
  • Avaliação Física Militar (AFM) e Exames de Saúde (Preliminares e Complementares);
  • Exame Toxicológico;
  • Prova Oral;
  • Prova de Títulos.

A prova objetiva foi composta por 40 questões de múltipla escolha no valor de 3,0 pontos cada questão, totalizando 120 pontos.

As provas objetivas e dissertativas foram aplicadas nos municípios de Belo Horizonte, Juiz de Fora, Uberaba, Lavras, Divinópolis, Governador Valadares, Uberlândia, Patos de Minas, Montes Claros, Ipatinga, Barbacena, Curvelo, Teófilo Otoni, Unaí, Pouso Alegre, Poços de Caldas e Sete Lagoas, conforme escolha do candidato no ato da inscrição.

Somente foram corrigidas as provas dissertativas (redação) dos candidatos que obtiverem nota mínima de 60% dos pontos atribuídos à prova objetiva, na proporção de até 4 candidatos por vaga para ambos os sexos, incluindo-se os que estiveram empatados na nota de corte.

» Prepare-se para o concurso PM MG + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso CFO PMMG 2024: Edital cancelado. Entenda o motivo!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais