Pesquisar no blog

Concurso PM SC: Editais para Soldado e Oficial estão previstos!

icone calendario 27 maio 2021

Um novo concurso PM SC deve acontecer ainda neste ano de 2021, de acordo com a Polícia Militar de Santa Catarina.

A Polícia Militar, juntamente ao Governo do Estado de Santa Catarina , está realizando os estudos para que um novo concurso PM SC seja lançado ainda neste ano.

As vagas serão ofertadas para os cargos de Soldado e de Oficial, mas ainda não foi definido o quantitativo. Veja o pronunciamento da PM SC:

Ainda não há a definição do número de vagas, já que depende da finalização dos estudos de gerenciamento de pessoal. Mas a intenção é manter a média de vagas dos últimos concursos realizados.

Seguindo o quantitativo dos editais anteriores, é possível que sejam oferecidas até mil vagas para a carreira de Soldado, e entre 25 e 50 vagas para Oficiais.

A pretensão da corporação e do Governo Estadual é abrir esse concurso na segunda metade de 2021 e finalizá-lo a tempo de convocar os aprovados logo em janeiro de 2022.

Aparentemente também serão feitas algumas alterações nos processos do certame. As inscrições devem ficar sob a responsabilidade da própria PM de Santa Catarina e não da banca organizadora, como é de costume.

Para este concurso, a banca deverá ser contratada somente para fazer a aplicação das provas.

Concurso PM SC: seleção de 2019

A PM SC realizou, em 2019, uma seleção de servidores para o cargo de Soldado na qual foram oferecidas mil vagas: 800 para homens e 200 para mulheres.

Os requisitos para concorrer foram:

  • Ser formado (a) no Ensino Superior em qualquer área;
  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Ter altura mínima de 1,65m, para homens, e 1,60m, para mulheres;
  • Ser habilitado (a) em qualquer categoria na CNH.

O salário para esse cargo pôde chegar a R$ 4,8 mil, contando o salário base e a Indenização por Regime Especial de Serviço Ativo (Iresa).

Os candidatos passaram por Provas Objetivas e Discursivas e, ao todo, foram 13 mil aprovados. Contudo, somente 3 mil conseguiram a nomeação.

Quando a PM de Santa Catarina foi questionada sobre as convocações dos outros aprovados em 2019, a corporação respondeu que:

Os órgãos jurídicos do estado já deram o seu parecer na ilegalidade deste reaproveitamento.

Ou seja, a Justiça de SC já determinou que o concurso de 2019 não está mais dentro de sua validade e por isso as convocações do cadastro de reserva não podem acontecer, pois são ilegais.

Dessa forma, a PM SC tem carta branca para dar continuidade em um novo certame para Soldados.

Saiba mais sobre o Concurso PM SC: Edital publicado para Soldado. 500 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais