Pesquisar no blog

Concurso PM TO: Sancionada lei que altera organização da Polícia!

icone calendario 23 abr 2021

A Lei Complementar n° 128/2021, que trata da organização básica da PM TO , sofreu alterações, além de ter a Lei Complementar n° 79/2021, que vigorava anteriormente, revogada.

As mudanças foram propostas pelo governador Mauro Carlesse, que garante que essa ação “é um avanço para toda a corporação, composta por homens e mulheres dedicados em proporcionar um Estado mais seguro para a nossa população”.

Saiba quais foram as mudanças

Ao todo, foram feitas quatro mudanças:

  • Atribuir formalmente a denominação de “Secretaria” à Corporação;
  • Deixar mais dinâmica a estruturação interna da Corporação;
  • Adaptação das atribuições das unidades administrativas da PM TO;
  • Democratização da possibilidade de ascender na carreira por meio de crescimento profissional, já que o Quadro de Praças de Saúde tinha seus limites de carreira nos subtenentes, o que impedia a ascensão.

Uma dessas mudanças propõe que os cursos de capacitação sejam feitos em todas as unidades de forma mais abrangente, o que pode ser bastante interessante aos concurseiros.

A mudança foi bem acatada pela Corporação da Polícia Militar do Tocantins , como expressa o coronel Silva Neto, comandante geral da PM TO:

Hoje a Polícia Militar tem um dia marcante, graças à credibilidade que a gente tem perante a sociedade e as autoridades. Conseguimos o reconhecimento da nossa Secretaria de Polícia Militar. Agora, somos de fato e de direito uma Secretaria. Também estamos regularizando soldados de primeira e segunda classe, e estamos dando a oportunidade, principalmente aos militares de saúde, de ascender ao oficialato. Antes, eles não tinham essa oportunidade, chegavam até o posto de subtenente e hoje nós conseguimos esse feito.”

Situação atual do Concurso PM TO

Atualmente, a PM Tocantins está com três editais em aberto, que ofertam, ao todo, 1.000 vagas distribuídas entre os cargos:

  • Soldado Músico;
  • Soldado Polícia Militar;
  • Soldado Praça de Saúde.

As provas dos editais vigentes do concurso PM TO estavam marcadas para abril, mas precisaram ser adiadas por conta da pandemia de COVID-19. A previsão, agora, é que elas aconteçam em junho .

As informações sobre as novas datas e os locais do certame possivelmente estarão disponíveis no site do Cebraspe , que organiza a iniciativa, a partir de 28 de maio.

Saiba mais sobre o Concurso PM TO: Comissão formada. 650 vagas para Soldado e Oficial!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais