A Polícia Civil de São Paulo começou a formar as bancas auxiliares das provas orais dos concurso Polícia Civil SP abertos em 2022. Veja como serão as provas e detalhes dos editais!
- Confira: Apostila PC-SP 2023 – Escrivão
- Confira: Apostila PC-SP 2023 – Investigador
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Concurso Polícia Civil SP: prova oral se aproximando
Portanto, a Polícia Civil de São Paulo começou a formar as bancas auxiliares das provas orais dos concursos abertos em 2022.
Assim, os nomes dos professores que integrarão as bancas foram publicados nesta terça-feira, 14 de março.
Vale destacar que esses são para os editais com vagas nos cargos de Escrivão, Investigador e Médico Legista.
Além disso, os integrantes foram aprovados durante a congregação da Academia de Polícia Dr. Coriolano Nogueira Cobra (Acadepol), no dia 10 de março.
Sendo assim, com a formação das bancas, a expectativa é que as provas orais sejam realizadas em breve, nas próximas semanas.
O que caíra nas provas?
Entretanto, as datas ainda não foram reveladas. Mas, a prova oral, gravada em áudio e vídeo, consistirá na arguição do candidato, em sessão pública. Veja as disciplinas:
- Para escrivão:
- Língua Portuguesa;
- Noções de Direito e de Criminologia;
- Noções de Informática.
- Para investigador:
- Língua Portuguesa;
- Noções de
- Direito;
- Criminologia;
- Informática.
- Para médico legista:
- Medicina Legal e Criminalística;
- Noções de
- Informática; Língua Portuguesa;
- Criminologia;
- Direito.
Posteriormente, os examinadores de cada disciplina atribuirão ao candidato nota de zero a 100 pontos.
Assim, será considerado aprovado aquele que obtiver nota mínima de 50 pontos em cada uma e, no total, média de 50% ou mais.
Dicas de como se preparar para as provas orais
Portanto, se você chegou aqui é porque está a frente de muitos concorrentes, que acabaram sendo eliminados. Por isso, fique atento as dicas de como ir bem nas provas orais! Veja abaixo:
#1 – Se você chegou nesta etapa saiba que agora está muito perto da sua aprovação, portanto equilíbrio emocional vai fazer toda a diferença. Responda às perguntas sempre com muita firmeza e educação.
#2 – Vista-se de forma apropriada, por exemplo, como se fosse a uma entrevista de emprego, tenha bom senso.
#3 – Treine muito antes da prova oral, peça a outras pessoas (professores, amigos ou familiares) que sejam sua banca e façam as perguntas. Grave em vídeo para poder assistir depois e conferir seu desempenho.
#4 – Tenha uma postura firme, enquanto responde olhe para o examinador, fale com segurança e pausadamente.
#5 – Em casa procure exercitar sua respiração, se preciso busque ajuda, isso fará com que você controle melhor o nervosismo. Evite gesticular em excesso.
#6 – Evite expressões que possam denotar desconhecimento de alguma disciplina, como: Acho que…, talvez…, Éeeeeh etc. Tenha sempre embasamento nas suas argumentações.
#7 – Tenha sempre em mente que a prova oral não avalia apenas o conhecimento do candidato quanto ao assunto das disciplinas, mas também o seu comportamento e como ele consegue lidar com situações de estresse e pressão. Por isso, fique calmo!
#8 – Evite respostas muito longas, isso pode fazer com que você se perca e sai do contexto da pergunta, seja breve e conciso.
Atenção!
Saiba, concurseiro, que o segredo para uma boa prova oral, segundo especialistas, é nada mais que treino, pois se você chegou até aqui é porque conhecimento teórico já tem, então considere-se mais da “metade do caminho” percorrido.
Dessa maneira treine muito seja falando com o espelho ou com a ajuda de outras pessoas, assim você conseguirá aprimorar sua técnica de oratória a qual o(a) deixará muito mais confiante.
Autorização para 3,5 mil vagas na Polícia Civil SP
Recentemente, o diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP), delegado Gilson Cezar, confirmou que 3.500 vagas devem ser preenchidas na Polícia Civil de São Paulo em 2023. Veja a distribuição:
- Delegado: 552 vagas;
- Médico Legista: 116 vagas;
- Perito Criminal: 249 vagas;
- Investigador: 1.250 vagas; e
- Escrivão: 1.333 vagas.
“Não houve preterição de um para o outro. Esses cinco cargos iniciais (delegado, investigador, escrivão, médico legista e perito criminal), saíram um pouco na frente por serem as carreiras com maior déficit funcional. Mas virão os outros também”, disse o delegado.
Entretanto, o diretor-geral Osvaldo Nico Gonçalves, anunciou ainda que a corporação deve preencher um total de 8 mil vagas nos próximos meses.
Assim, além das 3.500 que já foram oficializadas, mais vagas podem ser preenchidas no decorrer de 2023. Veja:
- Escrivão de polícia – 1.333 vagas
- Investigador de polícia – 1.225
- Delegado de polícia – 552
- Médico Legista – 116
- Perito Criminal – 249