Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal: Diretora da corporação prevê mais de 2 mil convocações!

icone calendario 19 fev 2021

A diretora de Gestão de Pessoal da corporação, informou que o concurso Polícia Federal pode convocar mais de 2.000 candidatos aprovados ao longo da validade do certame.

Convocação de aprovados no concurso Polícia Federal

Conforme as previsões anteriormente do presidente da República, Jair Bolsonaro, o novo concurso Polícia Federal pode convocar, pelo menos, 2.000 novos policiais.

No entanto, a diretora de Gestão de Pessoal da corporação, delegada Cecília Silva Franco, prevê que o número de candidatos convocados será ainda maior. Isso porque, nem as 1.500 vagas iniciais do edital, nem as 500 vagas excedentes anunciadas antes, serão suficientes para sanar o deficit.

De acordo com a diretora, os primeiros 500 excedentes deverão ser convocados, conforme a promessa do presidente Jair Bolsonaro.

Inclusive, já existe a distribuição dos 500 excedentes pelos cargos. Com esses candidatos a Polícia Federal chegará a ter, pelo menos, 2.010 novos servidores, sendo:

  • 174 Delegados;
  • 533 Escrivães;
  • 191 Agentes;
  • 112 Papiloscopistas.

“Mas a gente precisa realmente aguardar a relação de aprovados para saber em quais cargos teremos o quantitativo de aprovados ao final da primeira etapa do concurso”, disse Cecília Silva Franco.

O motivo para a Polícia Federal chamar mais candidatos aprovados além da oferta inicial, é a vacância na corporação. De acordo com os últimos dados divulgados, já há mais de 1.000 servidores na instituição que podem se aposentar a qualquer momento.

Primeiros candidatos aprovados devem ser chamados em julho

Os primeiros candidatos aprovados no concurso Polícia Federal, que já abre inscrições no dia 22 de janeiro, não deverão demorar para ingressarem no CFP (Curso de Formação Profissional), em Brasília/DF.

É previsto que eles sejam convocados até o mês de julho, iniciando o curso na Academia Nacional de Polícia em agosto. Inicialmente, estão previstas as formações de duas turmas.

Vale ressaltar que as lotações, após o Curso de Formação Profissional, serão distribuídas em várias unidades da Polícia Federal pelo Brasil. E os melhores classificados no CFP, irão poder escolher a lotação.

“Todas as unidades da Região Norte devem realmente ser contempladas com vagas. Fora essa região, há uma faixa de fronteira com grande necessidade no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul e Paraná, especialmente Foz do Iguaçu e Guaíra”, relatou a diretora de Gestão de Pessoal da PF.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais