Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal: MPF recomenda nova retificação!

icone calendario 12 fev 2021

Devido a recomendação do Ministério Público Federal, Cebraspe e Polícia Federal têm cinco dias para divulgar as providências tomadas.

Os interessados puderam se inscrever até o dia 11 de fevereiro, no site do Cebraspe. Os candidatos serão avaliados por diversas etapas, sendo a primeira fase uma prova objetiva e discursiva, de caráter eliminatório e classificatório!

Pedido de Nova Retificação

Na segunda-feira, 8, o Ministério Público Federal (MPF) por meio da Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), recomendou ao Departamento de Polícia Federal e ao Cebraspe, que retifiquem novamente o edital de abertura do Concurso Polícia Federal.

Desta vez, seria preciso excluir o ceratocone da relação de condições clínicas, sinais ou sintomas que incapacitam o candidato, assim como para a tomada de posse nos cargos.

Caso isso ocorra, o prazo de inscrições precisaria ser reaberto pela segunda vez.  Além disso, a junta médica do edital também teria que apontar os motivos pelos quais os portadores de ceratocone seriam inaptos a participar do concurso. 

Segundo o site do MPF, a própria Polícia Federal, por meio da Divisão de Planejamento e Execução de Concursos (Dplac), indica que “na sua fase leve, o ceratocone é muitas vezes esquecido ou mal diagnosticado como miopia e/ou astigmatismo”.

Fora isso, o Cebraspe também informou, pelo Ofício 195/2021, que o candidato com ceratocone não considerado inapto imediatamente, devendo ser observados outros critérios pela junta médica pericial.

Sendo assim, a contar do dia 8 de fevereiro, foi dado prazo de cinco dias para informar quais serão as providências tomadas após a recomendação . 

Vale ressaltar que as inscrições para o Concurso PF chegaram a ser reabertas até as 18h desta quinta-feira, 11. Entretanto, o motivo da decisão não foi informado pela banca.

Taxa de inscrição do concurso PF 

Publicado no dia 15 de janeiro, o edital de abertura da seleção da Polícia Federal conta com 1.500 vagas. Todas as chances são em cargos de nível superior. O regime de contratação é o estatutário, que garante a estabilidade. 

Os candidatos puderam se inscrever até as 18h do dia 11 de fevereiro, após a reabertura das inscrições. No entanto, ainda é necessário pagar a taxa de inscrição, até o dia 3 de março. 

Os profissionais terão uma jornada de trabalho de 40 horas semanais e contam com a seguinte distribuição de vagas por cargo:

  • Agente de polícia  – 893 vagas
  • Escrivão de polícia  – 400 vagas;
  • Papiloscopista policial federal  – 84 vagas;
  • Delegado de polícia  – 123 vagas.

As vagas ofertadas são em formato nacional , ou seja, sem distribuição por regiões. A Polícia Federal convocará de acordo com suas necessidades. A Região Norte e as faixas de fronteira são os locais com mais vagas disponíveis.


Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais