Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal pode ter novo adiamento, entenda!

Iago Almeida

icone calendario 20 abr 2021

O novo concurso Polícia Federal se tornou uma novela, de fato. Isso porque, nos últimos dias, várias notificações e incertezas começaram a pairar sobre os concurseiros e é possível que as provas sejam novamente adiadas, devido à pandemia. Confira detalhes!

Concurso Polícia Federal: número de inscritos e vagas

Um novo capítulo do certame foi divulgado nesta semana, quando foi apresentado o número de inscritos para as provas, que têm data marcada para o dia 23 de maio.

São 321.014 inscritos no total, sendo 222.304 para Agente, 53.486 para Escrivão, 17.567 para Papiloscopista e 27.657 para Delegado.

O certame ofertará 1.500 vagas de caráter imediato, distribuídas entre as carreiras de Agente, Delegado, Escrivão e Papiloscopista, todos de nível de superior.

Serão 893 vagas para Agente, 123 para Delegado, 400 para Escrivão e 84 para Papiloscopista.

Para os cargos de Agente, Escrivão e Papiloscopista o salário é de R$ 12.522,50. Já para a função de Delegado, a remuneração é de R$ 23.692,74. A jornada de trabalho para todas as carreiras é de 40 horas semanais.

Concurso Polícia Federal: nova suspensão à vista?

O mesmo processo que divulgou o número de inscritos no novo concurso Polícia Federal, também confirmou que um novo pedido foi enviado para que as provas sejam novamente adiadas, caso o órgão não desconcentre suas atividades a mais cidades, além da capital da Bahia (Salvador).

Entretanto, o órgão ainda não confirmou se a suspensão de fato irá acontecer, novamente, e não comentou sobre o processo.

Ainda em março, em comunicado feito pela banca organizadora do processo, o Cebraspe, apontou a suspensão das provas que estavam marcadas para aplicação em 21 de março.

A justificativa para a suspensão apontou que foi em razão das medidas restritivas adotadas pelos estados e municípios frente ao aumento do número de Covid-19, em meio à pandemia.

Concurso PF: novidades

Em 6 de abril deste ano, a corporação afirmou que um novo cronograma de atividades seria divulgado em breve.

Em seguida, as inscrições para a seleção foram reabertas, inclusive com vagas para PCD’s, deixando os candidatos ainda animados para a aplicação das provas.

Entretanto, um novo concurso da Polícia Federal não depende só da vontade da instituição ou do próprio governo federal. Mas sim do agravamento da pandemia, que pode continuar atrasando os trâmites do edital.

Como serão as provas do concurso Polícia Federal?

As provas do concurso Polícia Federal foram remarcadas para 23 de maio, isso se não sofrer um novo adiamento, como citamos acima.

Entretanto, a estrutura das provas que serão aplicadas aos candidatos inscritos já está definida. Todos serão avaliados pelas etapas:

  • Provas Objetivas e Provas Discursivas (eliminatória e classificatória);
  • Exame de Aptidão Física (eliminatório);
  • Exame Médico (eliminatório);
  • Prova Oral (eliminatória e classificatória, somente para Delegado);
  • Prova Prática de Digitação (eliminatório, somente para Escrivão);
  • Avaliação de Títulos (classificatória);
  • Avaliação Psicológica (eliminatória).

Os locais e horários das avaliações, entretanto, serão divulgados a partir do dia 14 de maio de 2021.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: Prorrogação de edital e nova solicitação para o administrativo!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais