Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal: Presidente da APCF fala sobre novo edital para Perito

icone calendario 15 fev 2021

O presidente da APCF (Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais), Marcos Camargo, falou sobre a possibilidade de realização de um novo concurso Polícia Federal para o cargo de Perito.

Segundo informações da própria PF, um novo edital traria oferta de 34 vagas para suprir o déficit no cargo.

Concurso Polícia Federal: Criação de vagas para Perito

Em 2020 a Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF) solicitou a criação de mais 200 vagas para o cargo de Perito Criminal Federal.

Contudo, a solicitação não foi autorizada pelo órgão por considerar que “não há disponibilidade de vagas para preenchimento, sendo necessária a criação de novos cargos”.

Hoje a PF tem muitos cargos e vagas ociosas que poderiam ser convertidas em oportunidades para o cargo de Perito”, disse Marcos Camargo.

O principal empecilho para a criação de novas vagas para o cargo de Perito são as restrições fiscais impostas pelo governo federal, que vetou a criação de novos cargos públicos enquanto a LC 173/2020 tiver validade.

Se não for prorrogada, a restrição é válida até dezembro de 2021. Ainda segundo Marcos Camargo, a APCF está trabalhando para que um novo concurso PF Perito aconteça até 2022.

Concurso PF Perito: Novo edital poderá ofertar 34 vagas

Já está disponível o novo edital do concurso Polícia Federal com oferta de 1.500 vagas. Porém as chances são para os cargos de Delegado, Escrivão, Agente e Papiloscopista.

A APCF considera insuficiente a quantidade legal de cargos que a Polícia Federal tem de Perito Criminal Federal . Ainda de acordo com a corporação, o déficit irá permanecer mesmo com a chegada dos candidatos aprovados do último certame.

A APCF já está se mobilizando e temos um projeto em andamento para que haja uma nova solicitação de concurso PF para o cargo de perito criminal. Hoje, de acordo com informações da própria PF, temos a possibilidade de prover 34 vagas no cargo de perito criminal federal”, afirmou Marcos Camargo.

Último concurso Polícia Federal para o cargo de Perito

Atualmente a PF possui um quadro de 1.100 Peritos Criminais na ativa. O que não é suficiente para desenvolver todas as atividades de maneira eficaz.

A corporação registra 90 cargos vagos, que serão preenchidos pelos candidatos aprovados do último certame, realizado em 2018.

A carreira de Perito Criminal Federal exige o nível superior em áreas específicas, além de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria B ou superior.

Confira as áreas do cargo Perito Criminal no concurso Polícia Federal 2018

Área 1 – Ciências Contábeis ou em Ciências Econômicas;

Área 2 – Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Telecomunicações ou em Engenharia de Redes de Comunicação;

Área 3 – Análise de Sistemas, Ciências da Computação, Engenharia da Computação, Engenharia de Redes de Comunicação ou em Informática;

Área 4 – Engenharia Agronômica;

Área 5 – Geologia;

Área 6 – Engenharia Química, Química Industrial ou em Química;

Área 7 – Engenharia Civil;

Área 9 – Engenharia Florestal;

Área 12 – Medicina;

Área 14 – Farmácia.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais