Pesquisar no blog

Concurso Polícia Federal: Solicitado prorrogação de validade do último edital. Entenda!

icone calendario 15 fev 2023

O deputado federal Nicoletti (União Brasil), realizou a solicitação para prorrogar o prazo de validade do último concurso Polícia Federal. Confira!

De acordo com ele, a medida é urgente, visto que o prazo de validade termina no dia 15 de março de 2023.

“Existe uma carência muito grande de efetivo da Polícia Federal, e não podemos perder a oportunidade de aumentar o efetivo com essas pessoas que tanto se dedicaram e foram aprovadas neste concurso. É fundamental fortalecer as instituições policiais para melhorar a segurança da nossa população!”, disse.

Caso a medida seja aprovada a seleção permanecerá vigente por mais 6 meses, ou seja, até setembro de 2023. Veja!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui   e saiba mais!

Concurso Polícia Federal: Vagas oferecidas

Em síntese, a seleção ofereceu 1.500 vagas, exigência de nível superior, distribuídas da seguinte forma:

  • Agente de Polícia: 893 vagas
  • Escrivão de Polícia: 400 vagas
  • Papiloscopista Policial Federal: 84 vagas
  • Delegado de Polícia: 123 vagas

Além disso, os aprovados serão remunerados com salários iniciais que variam de R$ 12,5 mil a R$ 23,6 mil + benefícios.

Apesar de ter sido ofertadas 1.500 vagas, o poder Executivo Federal autorizou a chamada de mais aprovados no concurso, pretendendo preencher 625 vagas.

Ministro fala sobre a possibilidade de um novo edital!

Apesar da validade do último concurso da Polícia Federal, que deve ser prorrogada, uma nova seleção deve surgir neste ano de 2023.

Isso porque o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, citou que o presidente Lula está querendo novos editais na corporação.

“A posição do Ministério da Justiça é da prorrogação da validade do concurso existente e o presidente Lula já enfatizou que quer fazer novos concursos para a Polícia Federal”, disse ele.

O ministro continuou, informando que não tinha mais nada para anunciar sobre o assunto, uma vez que há apenas um mês de governo.

Mas, ele chegou a dizer ainda que “os dois temas estão a sério na nossa pauta e vamos avançar”.

Vale destacar que o tema relacionado é referente ao reajuste de salário dos servidores da área de Segurança Federal. 

“Tenho conversado dentro do governo, enfatizando a necessidade de nós abrirmos esse diálogo com as instituições representativas das classes, e aí eu me refiro as policias da União e também a Polícia do DF. (…) esse tema está na pauta e haverá uma solução quando no ponto de vista fiscal for possível”, citou.

Ministro também propõe a criação da Guarda Nacional!

O Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, também anunciou a criação de uma nova carreira para área de segurança, denominada Guarda Nacional. 

Essa medida tem como objetivo proteger os prédios públicos federais em Brasília, bem como, atuar em operações especiais em terra indígenas, área de fronteira, unidades de conservação e apoio à segurança dos estados.

De acordo com o ministro, a criação da carreira foi um pedido do próprio presidente Luís Inácio Lula da Silva.

“Ele [presidente] acha que a Força Nacional, como algo temporário, não cumpre o papel adequado. Ele próprio pediu a redação. Nós redigimos, está pronta. Será uma instituição dedicada à segurança das áreas cívicas, mas poderá atuar em áreas de fronteira, territórios indígenas e unidades de conservação.’

Resumindo, parte da segurança da capital federal, realizada atualmente por policias militares do DF, seria federalizada.

“Vai que, em algum momento, haja um governador extremista no Distrito Federal. Então, a segurança do Congresso, do Supremo, do Palácio do Planalto, ficaria submetida aos problemas da política local? Não pode. E esse é um erro que agora o presidente Lula quer corrigir”, argumentou. 

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Federal: 734 vagas solicitadas para área administrativa!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais