Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal DF: Banca já está definida. Edital até abril!

Iago Almeida

icone calendario 03 fev 2022

Boa notícia concurseiros! Com banca definida, o concurso Polícia Penal DF  terá edital publicado até abril. Aguardado desde 2018, o certame deverá ofertar 1.179 vagas. Salários chegam a R$ 4.745!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Polícia Penal DF: banca definida, e o edital?

Boa notícia! O edital do concurso da Polícia Penal do Distrito Federal  será publicado até o mês de abril, segundo informou o órgão.

A banca já está confirmada, mas o presidente do sindicato dos Policiais Penais, Paulo Rogério, afirmou que ainda não teve acesso ao nome da empresa que ficará responsável pelo novo edital.

Ele confirmou que o processo de escolha da organizadora está, até o momento, em sigilo, mesmo já estando definida.

Inicialmente, o edital do concurso estava previsto para sair em 2021, mas deverá ser publicado nos próximos 60 e 75 dias.

“Expectativa de 60 a 75 dias para publicação do novo edital. Pode ser que aconteça antes, mas jogando dentro de uma margem de segurança, mês de abril. Então pode ser que a banca receba hoje a convocação e solte o edital com três, quatro, ou cinco dias após essa convocação. E pode ser que que solte no trigésimo dia. Então estamos com uma previsão bem segura para abril de 2022”, afirmou.

1.179 vagas autorizadas

Assim, a Polícia Penal do Distrito Federal  tem autorização para ofertar 1.179 vagas no cargo de Agente de Execução Penal.

Ademais, futuramente o cargo passará a ser de Policial Penal, ou seja, uma mudança está sendo estudada pela corporação, o mesmo que já vem acontecendo em outros estados.

Do total de vagas, 400 oportunidades serão imediatas e 779 para formação de cadastro de reserva.

Além disso, o cargo exige o nível superior em qualquer área e conta com um salário inicial de R$ 4.745. 

Além dos salários, os contratados ainda terão direito a benefícios, como auxílio-alimentação, gratificações por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.

“O número total de vagas na carreira são 3 mil. Hoje, temos preenchidos um pouco acima de 50%. A luta do sindicato é que chamem, com urgência, os 1.179 o mais rápido possível, dada a carência de efetivo no sistema penitenciário do DF”, disse o sindicato.

Aguardado desde 2018

O concurso da Polícia Penal do Distrito Federal vem sendo aguardado desde 2018, quando houve a criação de 1,4 mil cargos.

Anteriormente, até julho de 2018 só poderiam ser preenchidas 1,6 mil vagas de Agentes Penais. Entretanto, agora é possível contratar até 3 mil.

Ademais, a Assessoria de Imprensa afirmou que a expectativa é que todos estes postos sejam preenchidos por meio da nova seleção, que deve sair em breve!

Em tempo, o governo do DF acredita que conseguirá atingir uma média de 5,1 internos por Agente.

Vale destacar que esse valor se aproxima do número recomendado pelo Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária (CNMP),que é de um Agente para 5 presos.

Em 2020 o Distrito Federal contava com 1.998 servidores entre Agentes de Execução Penal, Agentes Policiais de Custódia, Delegados de Polícia e Funcionários Administrativos.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Agepen DF: Edital conta com mais de 1 mil vagas previstas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais