Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal DF: Edital até sexta (11)? Oferta de 1.179 vagas!

icone calendario 09 mar 2022

Concurseiros que aguardam o concurso Polícia Penal DF, atenção! Uma vez que o edital da seleção é iminente, é possível que seja publicado até o fim desta semana, ou seja, até 11 de março. Ademais, vale recordar que são ofertadas 1.179 vagas!

Portanto, existe a possibilidade de que o edital do concurso da Polícia Penal do Distrito Federal seja publicado até a próxima sexta-feira, 11 de março, devido a algumas eventualidades que indicam tal probabilidade. Ademais, o edital é iminente, o que favorece o esperado!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Polícia Penal DF: quando sai o edital?

Em resumo, de acordo com informações internas por parte do Sindicato dos Policiais Penais do Distrito Federal, é possível que o edital do concurso Polícia Penal DF saia até o fim desta semana, dia 11 de março.

Além disso, a banca organizadora do certame, o Instituto AOCP, já conta com uma página destinada para a seleção, o que pode ser visto como um indício de que o documento sairá em breve.

Ademais, uma vez que o edital é iminente é provável que o prazo de fato se cumpra, ainda que a previsão anterior do Sindicato fosse a de que o documento pudesse sair até abril.

Vagas, cargos e salários

Nesse sentido, o concurso da Polícia Penal do Distrito Federal oferta, no total, 1.179 oportunidades para a carreira de Policial Penal, que possui como exigência o nível superior de escolaridade em qualquer área.

Ademais, 400 das vagas são para provimento imediato, enquanto as demais 779 são destinadas a formação de cadastro reserva. Os aprovados no concurso público contarão com salários no valor de R$ 4.745,00.

Além disso, os contratados pela corporação ainda receberão alguns benefícios, tais como auxílio-alimentação, gratificações por habilitação em atividades penitenciárias e adicionais por tempo de serviço e insalubridade.

Concurso Polícia Penal DF: vacâncias

É igualmente essencial recordar que um novo concurso Polícia Penal DF é aguardado desde 2018, quando 1,4 mil cargos para Agente Penitenciário foram criados pelo governo.

Sendo assim, com a criação das carreiras é possível que a corporação contrate até 3 mil Agentes de Execução Penal, cargo que antecede o posto de Policial Penal.

“O número total de vagas na carreira são 3 mil. Hoje, temos preenchidos um pouco acima de 50%. A luta do sindicato é que chamem, com urgência, os 1.179 o mais rápido possível, dada a carência de efetivo no sistema penitenciário do DF”, disse o sindicato.

Último concurso Polícia Penal DF

Por fim, vale recordar que o último concurso Polícia Penal DF foi realizado em 2014, quando foram ofertadas 1.100 vagas para o cargo de Agente de Execução Penal, sendo 200 imediatas e 900 para a formação de cadastro reserva.

Além disso, a seleção contou com a organização da Fundação Universa, que recebeu as inscrições dos candidatos e viabilizou e aplicou as etapas avaliativas da seleção.

Nesse sentido, os inscritos da época foram avaliados por meio das etapas avaliativas abaixo:

  • Prova Objetiva;
  • Teste de Aptidão Física (TAF);
  • Avaliação Psicológica; e
  • Sindicância de Vida Pregressa e Investigação Social.

Sendo assim, para a Prova Objetiva os candidatos do concurso responderam a 150 questões de múltipla escolha acerca das disciplinas a seguir:

Conhecimentos Básicos

  • Língua Portuguesa;
  • Atualidades;
  • Noções de Informática; e
  • Raciocínio Lógico.

Conhecimentos Específicos

  • Noções de Direito:
    • Constitucional;
    • Administrativo;
    • Penal;
    • Processual Penal; e
    • de Direitos Humanos.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal DF: Edital publicado. 1.179 vagas!
Acompanhe nossas

redes sociais