Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal MG: 2.420 vagas saem até 15 de julho!

icone calendario 16 jun 2021

Atenção, concurseiros! Edital do concurso Polícia Penal MG está perto de ser lançado e ofertará 2.420 vagas!

De acordo com o Secretário de Segurança Pública, Rogério Grecco, o edital da antiga Agepen Minas Gerais deve sair até dia 15 de julho. A previsão foi feita na última sexta-feira, 11 de junho, por meio das redes sociais de Grecco.

Além disso, o resultado preliminar do processo licitatório para a escolha de uma banca para o concurso foi divulgado no último dia 9 e a vencedora foi o Instituto Selecon para as primeiras etapas, porém o Curso de Formação não mais será regido pela banca Instituto AOCP.

O processo ainda está sendo analisado pela comissão organizadora e, em caso de qualquer divergências, as outras organizações que estavam concorrendo pela função de banca poderão ser convocadas.

Lembrando que para o Curso de Formação a segunda banca com a oferta mais atrativa já foi convocada para envio de documentação.

De acordo com o calendário preliminar do certame, a corporação da Polícia Penal de Minas Gerais e a banca organizadora terão 20 dias para a elaboração e aprovação do edital a partir da assinatura do contrato entre as duas instituições.

Após esse processo, as inscrições devem permanecer abertas por cerca de 20 dias corridos e a prova deverá ser aplicada em um prazo de 60 dias após o fechamento das matrículas para o certame.

Concurso Polícia Penal MG: 2.420 vagas para nível médio

O edital prevê a oferta de 2.420 vagas para o cargo de Policial Penal, o antigo Agente Penitenciário. As oportunidades serão divididas em 1.944 vagas para candidatos do sexo masculino e 476 vagas para candidatas do sexo feminino.

Ainda, haverá uma reserva de 242 vagas paras para candidatos portadores de deficiência.

O pré-requisito para concorrer à um cargo na corporação é ter o Ensino Médio completo. O salário para a carreira ofertada é de, aproximadamente, R$ 4,6 mil iniciais.

Os inscritos no certame serão avaliados em seis etapas:

  • Provas objetivas e redação;
  • Provas de aptidão psicológica e psicotécnica;
  • Exames médicos;
  • Provas de condicionamento físico e testes específicos;
  • Comprovação de idoneidade e conduta ilibada;
  • Curso de formação profissional.

A Prova Objetiva será composta por 60 questões sobre os assuntos:

  • Língua Portuguesa;
  • Informática Básica;
  • Noções de Direito;
  • Noções de Direitos Humanos;
  • Legislação Especial;
  • Raciocínio Lógico.

Os blocos de questões sobre Língua Portuguesa, Direitos Humanos e Legislação Especial terão peso 2, enquanto as outras matéria terão peso simples.

Somente os candidatos que tiverem 60% do aproveitamento da Prova Objetiva terão sua Prova Discursiva corrigida.

Até o momento as quatro primeiras etapas serão responsabilidade do Instituto Selecon e as duas últimas ficarão sob a organização de outra banca.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal MG (Agepen MG): Edital publicado com 2.420 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais