Pesquisar no blog

Concurso Polícia Penal PB: CCJ aprova PEC que cria a instituição!

icone calendario 21 set 2021

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) aprovou a criação da Polícia Penal da Paraíba e, com isso, um novo concurso Polícia Penal PB pode ser lançado!

A CCJ, parte da Assembleia Legislativa da Paraíba , aprovou a PEC enviada pelo Governo para a criação do órgão de Segurança Pública e um novo concurso está em estudo.

De acordo com a PEC, a Polícia Penal PB será vinculada à Administração Penitenciária do Estado, mas, assim como a Polícia Militar e os Bombeiros, a nova corporação terá um estatuto próprio.

A aprovação dessa PEC é de extrema importância, inclusive porque afeta a política salarial para os Agentes Penitenciários que forem contratados pelos próximos concursos públicos.

Com essa PEC, os Agentes Penitenciários terão equiparado os seus vencimentos com as outras categorias da força de segurança do Estado. Esperamos que com essa legislação a situação do policial penal melhore e que venham mais concursos públicos”, afirmou o deputado Wallber Virgolino.

Concurso Polícia Penal PB em estudo

Uma nova seleção para a Polícia Penal da Paraíba está sendo estudada desde junho deste ano pela Secretaria de Administração Penitenciária do Estado (Seap PB).

O Secretário Sérgio Fonseca foi quem deu a notícia do possível novo concurso. Segundo Fonseca, novas penitenciárias estavam sendo construídas no Estado e, por isso, seria necessário contratar mais Policiais Penais.

Nós temos, hoje, nos quadros da Polícia Penal do Sistema Penal, 1.765 policiais penais. Esses 1.765 policiais estão distribuídos nas 64 unidades na Paraíba”, disse o secretário.

No entanto, uma nova seleção depende da disponibilização de verba estatal, por isso a corporação e a Seap PB trabalharão em conjunto para viabilizar o certame.

Temos que respeitar toda a questão orçamentária do governo. Pode ser que, nos próximos meses ou no próximo ano, se fale alguma coisa sobre o concurso, sim”, concluiu Fonseca.

Último concurso Polícia Penal PB

A última seleção da Polícia Penal PB, que ainda não tinha um estatuto próprio, aconteceu em 2008 e contratou Agentes de Segurança Penitenciária.

Na época, o salário ofertado era de R$ 1.213,93 e o requisito foi ter o Ensino Médio completo.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal PB: Edital autorizado. Publicação ainda em 2024!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais