Pesquisar no blog

Concurso Público: 15 técnicas de memorização para não esquecer o que estudou!

icone calendario 05 dez 2023

Quantas vezes nós lemos uma apostila para concurso público e ficamos frustrados porque não conseguimos reter o que foi lido, muitas vezes nos sentindo insuficientes?

Muitas, não é? A verdade é que você está longe de ser insuficiente. Acontece que você só não conhece ainda os métodos de memorização.

Pensando na sua aprovação, preparamos esse artigo com 15 técnicas para não esquecer de jeito nenhum o que você estudou.

Vamos lá? 🥰

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos! Clique aqui  e saiba mais!

Qual a melhor técnica de memorização?

A verdade é que não existe “a melhor” técnica de memorização. Existe a melhor técnica que se adapta com sua personalidade, método e características particulares.

Sendo assim, listamos 15 técnicas que foram comprovadas e funcionam para você testar! 👇🏼

1º Mnemônico

O Mnemônico é uma técnica de memorização que utiliza os conceitos de simplificação e associação.

A ideia é criar estímulos para que o cérebro faça associações que possibilitem “puxar” na memória as informações que você precisa em determinado momento.

Por exemplo, ao estudar as finalidades dos atos jurídicos, podemos utilizar a palavra MARTE para lembrar facilmente de seus princípios fundamentais. Dessa forma:

  • Modificar
  • Adquirir
  • Resguardar
  • Transferir
  • Extinguir

Entenda: Mnemônico: técnica de memorização que pode impulsionar a sua aprovação!

2º Mapa Mental

O Mapa Mental é uma ferramenta de organização e representação visual de informações que ajuda a estruturar pensamentos, ideias, conceitos e tarefas de forma mais clara e eficaz.

Ele é geralmente representado como um diagrama que se inicia a partir de um tópico central e se expande em ramificações conectadas, que representam informações relacionadas.

Na criação de um Mapa Mental, vários elementos devem ser considerados, como a imagem central, os ramos que surgem a partir da ideia central, as cores, as palavras-chave e as imagens.

Confira o passo a passo: Como fazer um Mapa Mental e estudar para concurso público?

3º Repetição Espaçada

A Repetição Espaçada é uma técnica que consiste em fazer uma revisão regular, mas distribuída ao longo do tempo.

Ao invés de fazer uma única revisão depois de estudar uma disciplina, divida seu estudo em sessões espaçadas ao longo de várias semanas.

Isso fortalece as sinapses cerebrais e constrói uma retenção mais duradoura, visto que você ensina seu cérebro que aquele assunto é essencial.

Sugestão de Revisão Espaçada:

  • 1 dia após o estudo;
  • 1 semana após o estudo;
  • 1 mês após o estudo; e
  • 3 meses após o estudo.

4º Associação de Palavra-Chave

A Associação de Palavra-Chave consiste em criar ligações diretas entre uma palavra-chave e um conceito mais amplo.

Por exemplo: na disciplina de Direito Constitucional é possível utilizar a palavra “habeas corpus” como palavra-chave, conectada ao princípio constitucional que protege a liberdade individual contra prisões arbitrárias.

Observe que a palavra-chave é utilizada como gatilho para recuperar as informações que estão associadas a ela.

5º Visualização Criativa

A Visualização Criativa consiste em transformar informações em histórias vívidas. Se você está estudando Direito Administrativo, por exemplo, crie uma narrativa envolvente em seu imaginário e destaque situações práticas em que a disciplina é utilizada.

Quanto mais detalhada e envolvente for a sua história, mais facilidade você terá de recordar a disciplina.

Além de criar narrativas envolventes, você pode visualizar uma casa, associando os cômodos com informações.

Ao abrir uma gaveta, você encontra uma fórmula matemática, ao abrir um armário você encontra os nomes das leis tributárias.

6º Ensine o que você aprendeu

A melhor maneira de testar se você realmente compreendeu a disciplina, é ensina-la para um terceiro.

Se você tem um amigo que também vai prestar concurso, combine de estudar junto com ele e ensinam um para o outro.

Caso você não tenha essa pessoa, faça sozinho mesmo em seu quarto. O importante é praticar.

7º Leia em voz alta

Eu sei que parece estranho, mas tente. Você vai se surpreender com o quanto você vai memorizar o que foi lido.

8º Caminhe antes de fazer a prova do concurso público

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Dr. Chuck Hillman, da Universidade de Illinois, caminhar cerca de 20 minutos antes da prova melhora o desempenho.

9º Estude em diferentes locais

Essa também é uma ótima dica. Já percebeu que temos memória afetiva? Tente estudar uma disciplina difícil em um lugar que você gosta. Só tente!

Estímulos externos são uma das melhores técnicas de memorização.

10º Utilize a Técnica de Feynman

A técnica de Richard Fynman tem como intuito aprender de fato o que está sendo estudado para o seu concurso público, ao invés de ficar decorando. Para isso, você deverá executar os passos a seguir:

  • escolha um assunto e pesquise sobre ele;
  • escreva tudo o que você entendeu sobre o assunto como se estivesse explicando para alguém;
  • volte ao assunto e pesquise mais um pouco sobre ele;
  • revise tudo o que colocou no papel e simplifique ao máximo, usando analogias e termos fáceis.

11º Estudo Intercalado

O Estudo Intercalado é uma forma excelente de gravar os assuntos e, basicamente, consiste em distribuir as disciplinas que serão cobradas na sua prova de forma rotativa.

Em outras palavras, você estudará matérias de diferentes assuntos em um mesmo dia, em espaços menores de tempo. Essa técnica é uma grande aliada da produtividade, pois te ajuda a otimizar o tempo e se manter motivado com novos temas.

Além disso, auxilia na fixação do conteúdo, visto que você terá mais de um contato com ele ao longo da semana.

12º Método Pomodoro

O Método Pomodoro consiste em gerenciar o tempo da melhor maneira, aumentando a concentração e aproveitando melhor o conteúdo.

Para coloca-lo em prática, você vai precisar de um cronômetro ou timer e uma folha em branco. A cada 25 minutos focado em uma tarefa, você deverá descansar por 5 minutos. Após quatro ciclos de 25 minutos, você deverá aumentar a pausa para 15 ou 30 minutos.

No tempo de descanso, você poderá realizar outras tarefas, como ir ao banheiro, comer, beber água, ligar para alguém, se alongar, tomar um café ou relaxar da forma que preferir.

Esse método é indicado para todos, especialmente para pessoas que tem TDAH e ansiedade e como consequência, dificuldade de concentração.

Além de melhorar o foco, o método reduz o estresse, aumenta a motivação, entre outros benefícios.

13º A importância do descanso

Essa é a técnica mais importante de todas, visto que sem ela, você não consegue executar as demais. A qualidade de vida e uma boa noite de sono são fatores essenciais para uma memória eficaz.

Isso porque é durante o sono que o cérebro processa as informações que você aprendeu durante o dia, fortalece as conexões neurais e melhora a retenção de informações.

14º Estude em grupo

Estudar em grupo pode te ajudar a ter insights que você ainda não tinha pensado sozinho e, em consequência, aprimora sua experiência de aprendizado.

Ter contato com pessoas que compartilham o mesmo objetivo, te ajuda a discutir, compartilhar recursos e se manter motivado.

Pra quem não tem esse tipo de contato, aconselhamos que você siga pessoas que falam sobre concursos e compartilham sua experiência, para que você se sinta menos solitário nessa jornada.

Caso tenha interesse, nos siga nas redes sociais: @novaconcursos

Leia também: Estudos x saúde mental: como manter a mente saudável e obter sucesso?

15º Flashcards

São cartões com frente e verso, nos quais você pode esquematizar conceitos, colocando uma pergunta na frente e a resposta atrás.

Para memorizar, será preciso mentalizar a resposta do assunto antes de virar o verso do cartão e conferir a resposta de fato, ou seja, a informação não vem gratuitamente e isso requer um esforço cognitivo.

⚠️ Bônus!

  • Se você quer memorizar rapidamente, faça exercícios com questões anteriores do concurso público que você quer participar! Isso porque a estrutura das provas normalmente é a mesma e o estilo de questões também.

No nosso canal do youtube, o professor Heitor Ferreira está resolvendo questões inéditas de atualidades que caem em quase todo concurso público.

Dá o play ▶️ no vídeo para continuar estudando!

Se você gostou dessa matéria e quer continuar lendo conteúdos como esse, acompanhe nosso blog para não perder nenhuma atualização!

Até a próxima e bons estudos! ❤️

Saiba mais sobre o Concurso CNU: Editais publicados. Mais de 6 mil vagas!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais