Pesquisar no blog

Concurso Público: Como ser um Médico Militar?

icone calendario 26 ago 2021

Atenção, concurseiros! Confira a seguir algumas dicas de como ser um Médico Militar.

O ingresso para a carreira é feito através de concursos públicos como no caso do concurso EsSEx (Escola de Saúde do Exército) , que inclusive terá provas realizadas em setembro.

Dicas para se tornar um Médico Militar

O ano de 2021 conta com grandes oportunidades na área militar e para quem deseja ingressar na carreira de médico é preciso ficar atento a algumas dicas.

As oportunidades na área médica garantem estabilidade financeira e até mesmo aventura, por isso muitos médicos buscam seguir a carreira militar .

Geralmente, os profissionais atuam em hospitais, policlínicas e ambulatórios de uma das três forças: Exército , Marinha e Aeronáutica . Os profissionais também podem atuar em zonas de guerra, fronteiras ou realizando serviços a mando do Governo Federal em lugares mais remotos do país.

Os interessados precisam ter força, determinação e cumprir com todas as etapas estipuladas no edital. Primeiro, o interessado pode fazer Residência Médica antes para entrar em determinada especialidade, caso contrário, pode concorrer a uma vaga como clínico geral. 

Além de ter que estar apto profissionalmente para ingressar, o médico precisa passar em exames psicológicos, físicos e por um curso de adaptação antes de entrar de vez em alguma força.

Como são as estruturas de provas?

No caso do concurso EsSEx a estrutura de provas é formada da seguinte maneira:

Primeira Etapa

a) Exame Intelectual (EI): de caráter eliminatório e classificatório, a ser realizada por todos os candidatos;
b) Prova de Títulos (PvT): de caráter classificatório, a ser realizada somente pelo candidato da área de Medicina, inscrito para vaga de médico especialista.

Segunda Etapa

a) Inspeção de Saúde (IS): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI (classificado e majorado, quando convocado);
b) Exame de Aptidão Física (EAF): de caráter eliminatório, a ser realizado apenas pelo candidato aprovado no EI e na IS (classificado e majorado, quando convocado);
c) Avaliação Psicológica (Avl Psc): de caráter eliminatório, a ser realizada apenas pelo candidato aprovado no EI, apto na IS e no EAF (classificado e majorado, quando convocado);
d) Revisão médica e comprovação dos requisitos para a matrícula: de caráter eliminatório, a serem realizadas apenas pelo candidato aprovado nas fases anteriores, no procedimento de heteroidentificação, caso tenha se autodeclarado negro no ato de sua inscrição, e classificado dentro do número de vagas previstas pelo Estado-Maior do Exército(EME).

As provas objetivas (Exame Intelectual) serão aplicadas na data provável de 12 de setembro de 2021. Os gabaritos serão divulgados a partir das 13h do dia 15 de setembro.

A aplicação do Exame Intelectual (EI) será nas seguintes cidades: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP, Campinas/SP, Porto Alegre/RS, Santa Maria/RS, Belo Horizonte/MG, Juiz de Fora/MG, Curitiba/PR, Florianópolis/SC, Salvador/BA, Recife/PE, Belém/PA, Campo Grande/MS, Fortaleza/CE, Brasília/DF, Manaus/AM, Porto Velho/RO.

O Exame Intelectual (EI), será constituído de uma prova escrita, impressa em um caderno de questões, contendo 60 (cinquenta) itens para todos os candidatos, diferenciada conforme a área a qual o candidato estiver concorrendo, da seguinte maneira:

I – Medicina: assuntos básicos referentes às 4 (quatro) grandes áreas da Medicina (Clínica Médica, Ginecologia/Obstetrícia, Pediatria e Cirurgia Geral), no valor de 10,000 pontos, assim distribuídos:

a) 1ª parte: Clínica Médica, contendo 20 (vinte) questões objetivas, num valor total de 4,000 pontos;
b) 2ª parte: Ginecologia/Obstetrícia, contendo 10 (dez) questões objetivas, num valor total de 2,000 pontos;
c) 3ª parte: Pediatria, contendo 10 (dez) questões objetivas, num valor total de 2,000 pontos;
d) 4ª parte: Cirurgia Geral, contendo 10 (dez) questões objetivas, num valor total de 2,000 pontos.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais