Concurso Receita Federal tem novas movimentações | Nova Concursos

Concurso Receita Federal: Tem novas movimentações!

icone calendario 26 fev 2021

Excelente notícia concurseiros! O novo concurso Receita Federal pode estar próximo de ser autorizado. A prova disso está nas movimentações que aconteceram no órgão durante esta semana.

A movimentação registrada foi do processo de abertura do concurso Receita Federal que retornou para a Coordenação de Gestão de Pessoas da RFB, segundo consulta ao SEI (Sistema Eletrônico de Informações), nesta quarta-feira (24).

Lembrando que em 2020, a Receita chegou a solicitar autorização do Ministério da Economia para abertura de 3.360 vagas nas carreiras Tributária e Aduaneira Administrativa. De acordo com o órgão, o pedido ainda estava em análise.

A RFB acredita em uma possível autorização para 500 vagas ou mais, já que outros órgãos como Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal tiveram aval positivo para oferta de mais de 1.000 vagas.

Segundo dados do Painel Estatístico de Pessoal, ferramenta da Transparência, a Receita Federal possui 22.835 cargos vagos atualmente, sendo que 12.286 são de Auditor Fiscal e 10.549 de Analista Tributário.

Apesar do número, 500 vagas, ser bem inferior ao pedido protocolado pela instituição, a realização de um novo concurso Receita Federal é de extrema urgência para a manutenção das unidades em todo o Brasil.

Vagas solicitadas para concurso Receita Federal

Em nova solicitação feita pelo órgão, foi pedido o preenchimento de cargos efetivos na carreira Tributária e Aduaneira , sendo Auditor Fiscal da Receita, com 550 vagas e Analista Tributário da Receita, com 1.500 vagas.

O novo concurso Receita Federal solicitou ainda a abertura de vagas para as carreiras Administrativas, sendo 4 vagas para Arquiteto, 16 para Engenheiro, 20 para Contador e 270 para a carreira de Analista Técnico Administrativo (nível superior).

Também foram solicitadas vagas para o nível médio, sendo pedidas mais de 1.000 vagas no cargo de Assistente Técnico Administrativo (ATA-NI).

Além disso, o Ministério da Economia vem estudando a possibilidade de transformar a Receita Federal em uma autarquia, para que tenha status semelhante ao da ANVISA (vinculado ao Ministério da Economia) e ao IBAMA (vinculado ao Ministério do Meio Ambiente).

De acordo com o ministro Paulo Guedes, a medida daria maior autonomia financeira à Receita Federal e garantiria mais liberdade de gestão. Entretanto, para que isso aconteça, será necessário a aprovação do Congresso Nacional. 

Último concurso Receita Federal

Realizados nos anos de 2012 e 2014, os últimos concursos da Receita Federal contou com vagas para as diversas áreas e teve a Esaf como equipe organizadora.

O edital de 2012 foi destinado para o cargo de Analista Tributário. As avaliações foram por meio de prova objetiva, com as disciplinas de Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Direito Constitucional e Administrativo, Administração Geral.

Já em 2014, a oferta foi para o cargo de Auditor-Fiscal, que foram avaliados mediante prova objetiva.

Entre as disciplinas cobradas, estão: Língua Portuguesa, Espanhol ou Inglês, Raciocínio Lógico-Quantitativo, Administração Geral e Pública, Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Tributário, Auditoria, Contabilidade Geral e Avançada, Legislação Tributária e Comércio Internacional, Legislação Aduaneira.

Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Mais de 3,3 mil vagas foram solicitadas ao Ministério da Economia!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais