Pesquisar no blog

Concurso Receita Federal: Redução de prazo entre edital e prova é autorizado!

icone calendario 20 jun 2022

Novidades para os concurseiros! Autorizado no dia 13 de junho, o próximo concurso Receita Federal também conta com autorização de redução do prazo entre o edital e as provas. Ademais, vale recordar que a seleção ofertará 699 oportunidades.

Sendo assim, é essencial que os interessados no novo concurso Receita Federal saibam que o edital recebeu autorização no dia 13 de junho, por meio do Diário Oficial da União. Ademais, o documento informa que os cargos a serem contemplados são os de Auditor e Analista.

Além disso, também foi autorizada a redução do prazo entre a publicação do edital e a realização da primeira etapa avaliativa da seleção, de maneira que os procedimentos acontecerão com celeridade a fim de que a nomeação dos aprovados não tarde.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova. Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Receita Federal: autorizações

Portanto, no dia 13 de junho foi divulgada a autorização do novo concurso Receita Federal. Ademais, o documento também informava a aprovação da redução do período entre o edital e as provas.

Nesse sentido, vale reforçar que geralmente o período entre esses dois acontecimentos é o de 04 meses. Entretanto, com a aprovação da redução, as provas poderão acontecer apenas 02 meses após a divulgação do edital, o que faz com que o concurso aconteça com maior celeridade.

“Parágrafo único. Fica autorizada a redução, para dois meses, do prazo de antecedência mínima entre a publicação do edital de que trata o caput e a realização da primeira prova do certame”, informa o documento.

Além disso, vale frisar que tal redução tem sido muito comum nos concursos federais, como o concurso CGU, PRF, PF, entre outros.

Sendo assim, o que se espera é que o edital seja publicado no segundo semestre de 2022, com nomeações no início de 2023.

Vagas, cargos e remunerações

Em suma, o novo concurso da Receita Federal ofertará 699 oportunidades entre os cargos de Analista e Auditor, ambos de nível superior, de maneira que a distribuição acontece conforme o indicado a seguir:

  • Auditor-Fiscal da Receita Federal do Brasil – 230 vagas;
  • Analista-Tributário da Receita Federal do Brasil – 469 vagas.

Ademais, é importante que os interessados nessa seleção saibam que as remunerações dos aprovados no concurso público serão bastante atrativas, nos valores de R$ 12.142,39 para Analista e R$ 21.487,09 para Auditor.

É igualmente essencial recordar que o órgão conta com grandes déficits, visto que as últimas seleções ocorreram em 2014 para Auditor e em 2012 para Analista.

Dessa forma, caso o Ministério da Economia aprove, é possível que a Receita Federal convoque cerca de 174 candidatos excedentes, sendo 57 Auditores e 117 Analistas, de maneira a totalizar 873 contratações. 

Concurso Receita Federal: provas

Por fim, também é importante mencionar que, segundo Juliano Neves, subsecretário da Receita Federal, as provas para as carreiras ocorrerão no mesmo dia.

Ademais, as datas estão sendo bem avaliadas, visto que as provas não podem acontecer em período eleitoral, uma vez que as escolas estarão reservadas para as eleições.

Além disso, vale recordar que nos últimos concursos do órgão as disciplinas cobradas em comum entre os cargos foram as seguintes:

  • Língua Portuguesa;
  • Espanhol ou Inglês;
  • Raciocínio Lógico-Quantitativo;
  • Direito Constitucional; e
  • Direito Administrativo.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Receita Federal: Edital autorizado com 699 vagas para nível superior!
Acompanhe nossas

redes sociais