Pesquisar no blog

Concurso Seap RJ: Todos os aprovados de 2006 e 2012 serão convocados!

Iago Almeida

icone calendario 03 mar 2021

Todos os aprovados no concurso Seap RJ (Polícia Penal RJ ) 2006 e 2012 deverão ser convocados previamente pela Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro. A informação foi confirmada pelo deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL).

De acordo com o deputado, a Seap irá analisar quais, entre os aprovados, ainda tem interesse na convocação definitiva e que posteriormente será publicada uma lista dos que serão convocados para a Escola de Gestão Penitenciária para o curso de formação.

“O deputado estadual Rodrigo Amorim (PSL) acabou de ser informado de que a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) vai fazer a convocação prévia de todos os aprovados nos concursos de 2006 e 2012. O parlamentar vem insistindo na questão desde a época em que o governador ainda era Wilson Witzel”, afirmou a Assessoria de Imprensa do deputado.

Expectativa de novos servidores

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro chegou a aprovar no final do ano passado, em 2020, o projeto de lei 1.462/2019, autorizando a convocação de aprovados, que estejam aptos a iniciar a formação.

Com isso, a nova chamada dos concurseiros aprovados foi incluída na Lei Orçamentária do Estado (LOA) para 2021, bem como na revisão do Plano Plurianual do Rio de Janeiro até 2023. A chegada de novos servidores, então, está sendo estudada pelo governo.

Atualmente, cerca de 1,7 mil agentes penitenciários estão atuando nos presídios do estado.

Último concurso Seap RJ

Realizado em 2012, o último concurso Seap RJ ofertou vagas para o cargo de Inspetor Penitenciário e teve como organizador do certame, a Ceperj.

Fora 800 vagas ofertadas no último concurso, sendo 640 para homens e 60 para mulheres. Entre os principais requisitos para inscrição, estavam o ensino médio completo e a Carteira Nacional de Habilitação na categoria B.

Novo concurso Seap RJ já tem banca definida

Mesmo diante de convocações pendentes, a Secretaria de Administração Penitenciária já está organizando o novo concurso Seap RJ, com 93 vagas temporárias para áreas de Saúde e Administração, para cargos de nível superior.

As vagas ofertadas são para os cargos de Engenheiro Civil (1); Engenheiro Eletricista (1); Contador (2); Arquiteto (1); Assistente Social (37); Psicólogo (20); Psiquiatra (9); Médico Clínico (8); Nutricionista (2); Farmacêutico (2) e Enfermeiro (10).

A banca já está definida e será o Instituto Consulplan, que será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas de seleção. O edital ainda não tem previsão de ser publicado, mas deve sair ainda em 2021.

Com salários de R$ 3 mil, os cargos da área de Saúde terão jornada de trabalho de 24 horas semanais. Por outro lado, para as funções administrativas, serão 40 horas semanais.

Os candidatos para temporários passarão por até três etapas, para o novo concurso Seap RJ, sendo:

  • Avaliação de títulos e experiência profissional, de caráter eliminatório e classificatório para todos os cargos;
  • Inspeção de saúde, de caráter eliminatório, somente os aprovados e classificados dentro do número de vagas, respeitando a ordem classificatória; 
  • Investigação de comportamento social, somente para os convocados para a inspeção de saúde, de caráter eliminatório.

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal RJ: 2 mil cargos vagos e novo edital em estudo!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais