- Página Inicial
- Concurso Polícia Penal RJ: Banca definida. Edital iminente com 300 vagas!
O novo concurso Polícia Penal RJ, autorizado em maio, está com a banca definida e deve ser publicado em breve!
A seleção ofertará 300 vagas de nível superior, além de vagas para formação de cadastro reserva, para Inspetor de Polícia.
Se você espera por essa seleção, continue conosco e fique por dentro de todas as informações!
Em breve! No dia 14 de junho de 2024, foi publicado no Diário Oficial do estado do Rio de Janeiro o extrato que definiu a Universidade Federal Fluminense (UFF), através da Coordenação de Seleção Acadêmica (Coseac), como a banca organizadora do certame.
Com a definição e contratação da banca, o edital se tornou iminente, podendo ser publicado a qualquer momento.
O certame ofertará 300 vagas de nível superior para o cargo de Inspetor da Polícia Penal, com atuação na Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap).
Ainda no dia 10 de junho foi publicada a Resolução SEAP nº 1.032 , que institui a comissão responsável pelo certame.
Os membros nomeados foram Igor Bicaco João, Rafael Cássio do Val, Gleice Renata Martins da Costa Menezes dos Santos, Danielle Amaral da Mata Nunes e Thiago Luiz Gomes França.
Vale ressaltar que a autorização do certame foi publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro , no dia 29 de maio.
O governador do estado, Cláudio Castro, confirmou a autorização por meio das redes sociais, frisando que o certame é uma das ações que contemplam as novas medidas realizadas entre o governo do estado, a Secretaria de Estado da Casa Civil e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) para o ano de 2024.
“Eu não tenho dúvida que vai ser uma grande oportunidade para você que quer entrar no serviço público. Para você que gosta da nossa Segurança Pública, se prepara”, disse Castro.
Em março deste ano aconteceu uma reunião entre o Sindicato dos Policiais Penais do Rio de Janeiro (SindSistema) e o secretário de Gestão e Planejamento do Governo do Estado, Adilson Faria, onde foram apresentadas as demandas da Polícia Penal RJ.
O grupo deseja que o governo estadual adote providências quanto ao déficit de servidores, a realização de novo certame e a convocação dos aprovados nos últimos concursos, realizados nos anos de 2003, 2006 e 2012.
O grupo ainda deseja a incorporação da Gratificação de Valorização Profissional (GVP) ao vencimento e o encaminhamento do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) à Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro.
Com o intuito de pressionar o Executivo Estadual para adotar as demandas propostas, os policiais iniciaram no final de fevereiro, a operação “Dentro da Lei, Cumpra-se Sem Improviso”.
Em 2023, a Secretaria da Casa Civil recebeu um ofício solicitando a realização de estudos do impacto financeiro para abertura de um novo concurso.
Na mesma época, a secretária de Administração Penitenciária, Maria Rosa Lo Duca Nebel, demonstrou interesse na realização do certame, para o provimento de 1.400 vagas de Policial Penal.
Em 2021, foi publicado o Decreto 47.585 que autorizou o preenchimento de 300 vagas na Polícia Penal do Rio de Janeiro. Desde então, apenas 186 candidatos foram convocados.
“Fizemos cobranças sobre questões que já haviam sido acordadas anteriormente, demos um prazo de uma semana para que elas fossem solucionadas e reforcei que o TAC é um compromisso firmado e independente da idade atual dos concursados”, disse.
Segundo Nebel, o próximo concurso depende da convocação dos aprovados excedentes.
Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui e saiba mais!
Segundo Nebel, a Secretária de Estado de Administração Penitenciária (Seap) conta com uma defasagem de 2.000 policiais, o que torna essencial o novo certame.
“Temos um déficit de dois mil policiais penais. Há locais em que há 3.500 privados de liberdade para cinco inspetores. Contamos hoje com cinco mil policiais penais, dos quais 2.800 estão na atividade fim. Temos trocado o pneu do carro com ele andando”, afirmou.
O presidente da comissão, deputado Rodrigo Amorim (PTB) demonstrou preocupação com a disponibilidade de recursos.
“Já conversei com o presidente do Parlamento, deputado André Ceciliano (PT), sobre a possibilidade de o Fundo Especial da Alerj custear o TAF e o processo de chamamento. Também apresentei reservas ao orçamento na Lei Orçamentária Anual (LOA 2023), através de emenda parlamentar, para que haja recursos, e não esbarremos na questão orçamentária”, declarou, na época.
Com a defasagem, a área penitenciária tem enfrentado sérios problemas. No início de 2023, foi registrada uma fuga de pessoas privadas de liberdade na Penitenciária Lemos de Brito.
Conforme relatado pela corporação, havia 5 policiais penais de plantão para a custódia e vigilância de 778 pessoas.
O Sindicato Penitenciário afirma que o órgão atua com o mesmo quantitativo de policiais há 10 anos.
“Cerca de seis anos atrás, o Grupamento de Serviço de Segurança Externa (Muralha) possuía efetivo funcional de, aproximadamente, 500 policiais penais, para cobrir 50 guaritas. Atualmente, só 15 guaritas encontram-se ativadas e o efetivo funcional reduzido para 200 policiais penais”, destacou o sindicato.
A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou a PEC 47/2020 que criou a Polícia Penal no RJ, uma instituição permanente e vinculada à SEAP RJ, que substituiu os cargos de Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária.
Assim, a carreira passou a possuir atribuições de segurança, vigilância e custódia dos estabelecimentos penais.
Com essas mudanças, continue com a gente e saiba todos os detalhes atualizados sobre a carreira de Policial Penal!
Com a criação da carreira, o cargo de Policial Penal RJ passou a exigir nível superior de formação, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria ‘B’.
A Lei nº 6.841, de 30 de junho de 2014, estabelece a carga horária de 40 horas semanais ou regime de plantão, na escala 24 horas x 72 horas para a carreira.
As remunerações dos servidores variam de acordo com a classe do cargo, confira:
O Policial Penal do Rio de Janeiro é responsável por exercer atividade, envolvendo a supervisão, coordenação, orientação e execução de atividades relacionadas à manutenção da ordem, segurança, disciplina e vigilância dos estabelecimentos penais.
As principais atribuições são zelar pela segurança de pessoas ou bens, dirigir veículos automotores terrestres oficiais, escoltar presos e internos, zelar pela segurança de pessoas ou bens, participar ativamente dos programas de reabilitação social, tratamento e assistência aos presos e internos, executar atividades de apoio técnico operacional, no âmbito do sistema penitenciário, compreendendo estudos, pesquisas, análises e projetos sobre a administração de pessoal, material, organização, métodos e trabalhos técnicos de segurança penitenciária.
O profissional também é responsável por revisar o trabalho de funcionários de classe igual ou inferior, além do controle, orientação, coordenação, fiscalização e a chefia de equipes de inspetores hierarquicamente subordinados, além de exercer outras atividades que forem definidas por lei ou outro ato normativo.
Confira o que será cobrado na prova, com base no último edital:
Confira todos os concursos abertos no estado do Rio de Janeiro! São mais de 16 mil vagas abertas para todos os níveis e salários que chegam a R$ 19 mil!
Já pensou em mudar de vida e ingressar na área de segurança pública, garantir estabilidade, além de ótimas remunerações?
Adquira nossos materiais e esteja mais próximo de realizar seu sonho. O próximo aprovado pode ser você! 🏆
Por que estudar com esse curso?
Estudando com o Curso Online Carreiras Policiais você terá acesso à aulas ministradas por professores especializados em concursos públicos da área policial, conteúdo minuciosamente selecionado, com ênfase nos assuntos mais importantes cobrados nas provas, além de videoaulas com altíssimo padrão de gravação.
Há mais de 10 anos, preparamos e ajudamos candidatos a ingressar nas carreiras públicas.
Clique aqui, adquira o seu! Compra 100% segura!
O caminho para se tornar um servidor público é árduo e, para a grande maioria dos candidatos, a parte mais difícil é como planejar os estudos para alcançar o tão sonhado cargo público.
Pensando nisso, preparamos, juntamente com o Prof. Guilherme Volts, o Curso Guia da Aprovação.
Nele, você vai encontrar planejamento e estratégia de aprovação, técnicas de estudo, exercícios e avaliação, revisão, além do bônus: como estudam os aprovados.
Está cansado de estudar horas e horas de português sem ver resultados? Já pensou em ter acesso a um curso completo e eficiente que o leva do zero ao avançado estudando apenas 1h30min por dia?
Então conheça o Português da Aprovação com a professora Ariane Budke e garanta a aprovação!
O último certame aconteceu em 2012 e ofertou 800 vagas para o cargo de Inspetor Penitenciário, sendo 640 vagas para homens e 160 vagas para mulheres. O cargo exige nível médio de formação e CNH na categoria B.
A banca organizadora responsável pela execução do concurso Polícia Penal RJ foi a Fundação CEPERJ, que avaliou os candidatos em seis fases: prova escrita de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame de sanidade físico mental, investigação social e curso de formação profissional.
A prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, foi composta por 70 questões do tipo múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sobre língua portuguesa, conhecimentos específicos, direitos humanos e noções de informática.
Os primeiros 1.920 aprovados do sexo masculino e as primeiras 480 aprovadas do sexo feminino foram convocados para a prova de capacidade física, onde foi preciso executar vários exercícios, como corrida de resistência, corrida de velocidade, salto de altura, abdominal, tração na barra e flexão de antebraço.
Em seguida, acontece a aplicação do exame psicotécnico e exame de sanidade físico e mental, que têm avaliar se os candidatos possuem nível de inteligência geral e características de personalidade compatíveis com a multiplicidade, periculosidade e sociabilidade das atribuições da função penitenciária.
Já a investigação social, de caráter eliminatório, foi realizada pela Superintendência de Inteligência do Sistema Penitenciário – SISPEN, com a finalidade de verificar se o candidato possui condições sociais e familiares compatíveis com a importância e a grandeza da função de Inspetor de Segurança e Administração Penitenciária.
Por fim, os candidatos realizaram o Curso de Formação Profissional, pela Escola de Gestão Penitenciária da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária, com duração mínima de 300h/aula.
Clique aqui e baixe o último edital!
O concurso Polícia Penal RJ poderá ter edital publicado a qualquer momento para o nível superior de escolaridade! Confira os detalhes aqui.
Continuar lendoPolícia Penal RJ tem banca definida. Entretanto, demora na publicação do edital, pode adiar aplicação das provas para 2025. Saiba mais!
Continuar lendoO concurso Polícia Penal RJ conta com a banca organizadora contratada, portanto, o edital poderá ser publicado a qualquer momento! Saiba mais
Continuar lendoO edital do concurso Polícia Penal RJ está pronto e pode sair a qualquer momento com 337 vagas. Confira a previsão!
Continuar lendoOs concursos RJ para o Degase e a Polícia Penal RJ já estão autorizados e seguem previstos para serem publicados ainda neste ano! Saiba mais.
Continuar lendoO novo concurso Polícia Penal RJ para 337 vagas de Inspetor terá inscrições realizadas em agosto e provas em novembro! Confira os detalhes
Continuar lendoCom banca definida, o edital Polícia Penal RJ passa por ajustes finais para ser publicado. Serão 300 vagas para Inspetor de Polícia. Confira!
Continuar lendoO concurso Polícia Penal RJ tem comissão formada e ofertará 300 vagas para o cargo de Inspetor de Polícia, de nível superior! Saiba mais
Continuar lendoO concurso Polícia Penal RJ tem edital autorizado para ofertar 300 vagas além de cadastro reserva para Inspetor! Saiba mais
Continuar lendoO presidente do SindSistema RJ informou o concurso Polícia Penal RJ está com banca definida e edital pronto. Saiba mais!
Continuar lendoFoi publicada no Diário Oficial a solicitação do concurso Polícia Penal RJ. Edital deve ofertar 1.400 vagas. Saiba mais!
Continuar lendoO SindSistema apresentou algumas reivindicações da Polícia Penal RJ para o secretário de Gestão e Planejamento do Governo de Estado. Confira!
Continuar lendoÓtima notícia aos que participaram do último PSS Seap RJ: mais 700 pessoas aprovadas serão convocadas para o TAF. Veja detalhes!
Continuar lendoDurante audiência na ALERJ, a secretária, Maria Rosa Nebel, informou a intenção em realizar um novo concurso Polícia Penal RJ com oferta de 1.400 vagas!
Continuar lendoUm novo Processo Seletivo Seap RJ foi publicado com a oferta de 82 vagas para o nível superior. As inscrições começam dia 16 de novembro. Veja!
Continuar lendoO CNDH encaminhou um ofício aos governadores do país solicitando medidas para a regulamentação e provisão de servidores para a carreira de polícia penal.
Continuar lendoUm concurso Polícia Penal RJ deve ser publicado em breve. Isso porque o governador enviou a Lei Complementar, que institui a Polícia Penal, à Assembleia.
Continuar lendoA Proposta que prevê a criação da Polícia Penal RJ, segue sem resposta. Com isso, um novo concurso Polícia Penal segue distante.
Continuar lendoUm decreto permite a abertura de vários concursos RJ ainda em 2021. Com isso, 300 aprovados em concursos Polícia Penal RJ deverão ser convocados em breve.
Continuar lendoCom um novo concurso Seap RJ no radar, todos os aprovados nos concursos de 2006 e 2012 deverão ser convocados previamente ainda este ano
Continuar lendo