Com banca definida, edital Polícia Penal RJ é iminente. 340 vagas!

icone calendario 02 maio 2024

O edital do concurso Polícia Penal RJ será divulgado até o final do primeiro semestre de 2024. A informação foi repassada pelo presidente do SindSistema RJ, Gutemberg de Oliveira, após reunião com o secretário de Casa Civil do Rio de Janeiro, Nicola Miccione, na última quinta-feira, 25 de maio, no Palácio Guanabara.

De acordo com ele, o edital do concurso Polícia Penal RJ está pronto e a banca organizadora está definida. A empresa será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas avaliativas, como as provas objetivas.

O representante também revelou que serão ofertadas 340 vagas de nível superior, além de oportunidades para formação de um cadastro reserva. Continue acompanhando para mais detalhes do concurso Polícia Penal RJ!

Concurso Polícia Penal RJ terá oferta de 341 vagas

A expectativa é que o edital seja anunciado nos próximos dias, pelo governador Claudio Castro. As oportunidades são para o cargo de Policial Penal.

“Segundo a secretária Maria Rosa LoDuca Nebel, o edital está pronto e a banca já foi definida. E o governador vai anunciar, como ato político do mandato dele, o concurso para 340 vagas, com cadastro de reserva”, disse Gutemberg.

De acordo com Gutemberg, desde que o Rio de Janeiro aderiu ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF), 447 vagas para Policial Penal foram abertas para provimento em concurso público.

Desse quantitativo, 106 vagas serão preenchidas por remanescentes dos últimos concursos da Secretaria de Administração Penitenciária do Rio de Janeiro (Seap RJ), realizados em 2003, 2006 e 2012.

Inclusive, esses remanescentes já foram aprovados no Teste de Aptidão Física (TAF), realizado em janeiro deste ano. Sendo assim, restam 341 vagas que deverão ser preenchidas pelo novo certame.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Carreira de Policial Penal é regulamentada

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro aprovou a PEC 47/2020 que criou a Polícia Penal e substituiu os cargos de Inspetores de Segurança e Administração Penitenciária.

Com a criação da carreira, o cargo de Policial Penal RJ passou a exigir nível superior de formação, além da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), categoria ‘B’.

A remuneração inicial será de R$5.194,04 para jornadas de trabalho de 40h semanais, ou regime de plantão, na escala 24 horas x 72 horas.

Último concurso Polícia Penal RJ aconteceu em 2012

O último certame aconteceu em 2012 e ofertou 800 vagas para o cargo de Inspetor Penitenciário, sendo 640 vagas para homens e 160 vagas para mulheres.

A banca organizadora responsável pela execução do concurso Polícia Penal RJ foi a Fundação CEPERJ,  e avaliou os candidatos em seis fases: prova escrita de conhecimentos, prova de capacidade física, exame psicotécnico, exame de sanidade físico mental, investigação social e curso de formação profissional.

A prova escrita de conhecimentos, de caráter eliminatório e classificatório, consistiu em 70 questões de múltipla escolha, com 5 alternativas cada, sobre língua portuguesa, conhecimentos específicos, direitos humanos e noções de informática.

Os primeiros 1.920 aprovados do sexo masculino e as primeiras 480 aprovadas do sexo feminino foram convocados para a prova de capacidade física, onde foi preciso executar vários exercícios, como corrida de resistência, corrida de velocidade, salto de altura, abdominal, tração na barra e flexão de antebraço.

Clique aqui  e baixe o último edital!

Conheça outros concursos que estão abertos no Brasil: Concursos Abertos – Mais de 80 mil vagas abertas para todos os níveis!

Saiba mais sobre o Concurso Polícia Penal RJ: Deputado solicita autorização!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais