Pesquisar no blog

Concurso Seduc RS: Deputada formaliza pedido de novo edital. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 17 fev 2022

Sem concursos desde 2014 e com a comissão formada para uma nova seleção, o concurso Seduc RS pode sair este ano! A deputada estadual Sofia Cavedon (PT-RS) protocolou um pedido no Ministério Público para que o edital seja lançado em breve!

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova   . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Seduc RS: deputada cobra edital

A deputada estadual Sofia Cavedon (PT-RS) protocolou um pedido junto ao Ministério Público por um concurso na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul .

Assim, ela pede que um novo edital seja lançado em breve, uma vez que não há concursos na secretaria desde 2014.

Além disso, o número de cargos vagos vem aumentando nos últimos meses, o que preocupa as autoridades.

Assim, a deputada destacou que quase metade do quadro de docentes é formada por temporários e que apenas 55% faz parte do quadro efetivo.

“Não é possível que a comunidade escolar não receba do poder público as melhores condições para garantir a permanência e a aprendizagem com sucesso de seus filhos e filhas. Além das melhorias nas condições materiais, é necessário prover as escolas de profissionais com estabilidade funcional para desenvolver com qualidade os projetos pedagógicos”, disse.

“Estamos iniciando mais um ano letivo, que ainda segue enfrentando as dificuldades oriundas da pandemia da Covid 19. Não podemos compactuar com empregos temporários e precários. O governo do Estado precisa cumprir o anunciado em 2021”, completou ela.

Redução em cargos efetivos

Como citado acima, o déficit de funcionários na Secretaria de Educação do Estado do Rio Grande do Sul pode ser um forte indício de que um edital esteja próximo.

Em dezembro de 2021, a folha de pagamento do estado correspondente aos gastos com Professores representava apenas 36,5% do investimento.

Isso porque há quase 10 anos existe apenas contratação de temporários, o que tem atrapalhado ainda mais as receitas.

Assim, em 2014 eram 70.958 servidores efetivos na educação do estado. Hoje, a média é de 41.723, ou seja, houve uma redução de 41,2%.

Comissão formada

Ainda em 2021, quando surgiu o assunto de publicação do edital, uma comissão organizadora chegou a ser formada.

Assim, o grupo daria início aos estudos para a seleção. Entretanto, o certame não foi realizado e ainda é aguardado.

Portanto, a previsão é de que sejam ofertadas 1.500 vagas para Professores. Ademais, os salários para a carreira são de R$ 3.024,48 a R$ 4.039,64, inicialmente.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Seduc RS: Edital publicado. 1.500 vagas para professor!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais