Pesquisar no blog

Concurso SEED RR: Banca definida para mil vagas!

icone calendario 15 fev 2021

Idecan é escolhido para organizar o edital do segundo Concurso SEED RR previsto para este ano, que contará com  mil vagas de professor indígena.

Em Roraima , a Secretaria do Estado da Educação e Desporto já deu início aos preparativos das duas novas seleções para este ano. A primeira contará com 654 vagas de professor, enquanto a segunda terá mil vagas para o magistério indígena. E, neste segundo concurso SEED RR, a banca também foi definida. 

Banca organizadora do concurso SEED RR para professor indígena

No dia 26 de Janeiro, após sorteio público, o Instituto de Desenvolvimento Educacional Cultural e Assistência Nacional (Idecan) foi escolhido para organizar o segundo edital da pasta, que ofertará apenas vagas para professores indígenas.

No processo, realizado por meio de dispensa de licitação, duas empresas chegaram à fase final dos procedimentos empatadas nos quesitos exigidos: Idecan e Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação (IBFC).

Com isto, foi realizado um o sorteio em ato público, que teve o Idecan como vencedor do processo.

“O concurso público para professor indígena é um compromisso do início da gestão do governador Antonio Denarium e também da categoria. Hoje foi mais um passo importante nesse processo, que é a definição da empresa que vai organizar o concurso”, destacou o presidente da Comissão Setorial, Semaias Alexandre.

Sendo assim, o processo será encaminhado para a Comissão Permanente de Licitação (CPL) do Estado para análise do procedimento realizado pela SEED, emissão de certidões, publicações e demais trâmites burocráticos legais.

“Após essa etapa, o processo retorna para a SEED para fins de contratação. A partir daí, será responsabilidade da empresa lançar o edital, cronograma e demais procedimentos para o concurso. Os professores devem continuar os estudos e se preparar para o concurso que vai acontecer muito em breve”, enfatizou o presidente da comissão.

Última seleção 

A última seleção realizada para contratação de professores para a rede estadual de ensino foi realizada em 2007.

Para a coordenadora da Organização dos Professores Indígena de Roraima (Opirr), Edite Andrade, a realização da seleção é um grande avanço. De acordo com ela, a oportunidade de integrar o quadro efetivo do estado vai trazer melhoria para a qualidade do ensino.

“O seletivo que é feito a cada dois anos tem trazido bons resultados, mas, pedagogicamente, ter um profissional no quadro efetivo será bem melhor, pois não haverá rotatividade de professores. Eles poderão ter segurança e se dedicar ainda mais para fazer uma educação indígena de qualidade em nosso estado”, disse.

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais