Concurso Seeduc RJ: Governador autoriza a nomeação de mais 625 professores!

Iago Almeida

icone calendario 15 ago 2023

O Governo do Rio de Janeiro autorizou a chamada de mais 632 professores aprovados nos últimos concurso Seeduc RJ , realizados nos anos de 2013 e 2014. Veja detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concurso Seeduc RJ: nomeações estão autorizadas; quando saem?

Portanto, o Governo do Rio de Janeiro autorizou a chamada de mais 632 professores aprovados nos últimos realizados em 2013 e 2014.

 Assim, a lista dos convocados esteve publicada no Diário Oficial do Estado desta segunda-feira, 14 de agosto, anunciada pelo governador Cláudio Castro.

“Semana começando com notícia boa para Educação! Hoje estamos nomeando mais 632 professores para a rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Queremos garantir educação de qualidade para os nossos jovens, pois acreditamos que a educação transforma vidas“, publicou ele em suas redes sociais.

Além disso, o governador informou que os novos servidores vão atender 13 disciplinas em todo o estado: Artes, Biologia, Educação Física, Espanhol, Física, Geografia, História, Língua Inglesa, Língua Portuguesa, Matemática, Química, Sociologia e Ensino Religioso.

Dos Professores, 79 são do concurso realizado em 2013 e, os outros 553, do concurso de 2014. 

“Essa é mais uma ação do governo em prol da educação e do compromisso do estado com sua população. Agora, nossos alunos terão mais professores e um futuro ainda melhor pela frente. Desejo sucesso em suas carreiras e que estejam sempre prontos a cuidar dos nossos jovens para que tenham um futuro brilhante”, escreveu o governador.

Por fim, está confirmado que eles serão recebidos nas 14 Regionais Administrativas da Secretaria estadual de Educação (Seeduc ).

Quase ultrapassará 54 mil Professores

Posteriormente, a secretária estadual de Educação, Roberta Barreto, disse que a efetivação de mais profissionais é fundamental para garantir o acesso e a permanência dos alunos em sala de aula.

“Ganhamos um grande reforço nas nossas escolas. São mais professores para nossos jovens e mais respeito com a educação pública. O trabalho de cada um deles é fundamental, não apenas para os estudantes, mas para o desenvolvimento do nosso estado”, finalizou a secretária.

Lembrando que a nomeação faz parte do chamamento dos 2 mil aprovados nesses concursos e a secretaria vai alcançar 54.606 professores, com 53.476 efetivos e 1.130 contratados.

Mais que isso, ainda em agosto, mais 588 serão convocados; outros 443 estão cumprindo as etapas previstas nos concursos e também poderão ser nomeados em breve.

Como foi o último concurso Seeduc RJ?

Posteriormente, o último concurso foi realizado em 2014 para o preenchimento de mais de 1.000 vagas de Professor.

Na ocasião, os candidatos foram avaliados por meio de provas objetivas e analise de títulos. A objetiva consistiu em 50 questões de múltipla escolha, divididas em três blocos:

  • Bloco I
    • Português: 10 questões, sendo eliminado quem não obteve, no mínimo, dez pontos.
  • Bloco II
    • Conhecimentos Gerais e Pedagógicos: 10 questões, sendo eliminado quem não alcançou, ao menos, dez pontos.
  • Bloco III
    • Conhecimentos Específicos: 30 questões, sendo eliminado o candidato que não obteve no mínimo 30 pontos.

Confira todos os detalhes do edital, clicando aqui! Depois, os candidatos tiveram seus títulos analisados de acordo com a seguinte tabela:

Novo concurso Seeduc RJ segue em estudo

Ademais, a Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro iniciou os preparativos para o lançamento de um novo edital, com vagas efetivas.

De acordo com a autarquia, está sendo analisado o número de cargos vagos na rede estadual, que serão preenchidos com o certame.

Esse estudo deve ser concluído até o final de 2023 para ser entregue a comissão do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), responsável por avaliar a autorização do concurso.

“Está em curso uma análise da vacância na rede a ser concluída no final deste ano. Este relatório será entregue à Comissão do RRF, a fim de ser avaliado por eles a autorização de concurso para a pasta”, disse a secretaria, em nota.

Em janeiro de 2023, o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, afirmou que a Educação seria uma prioridade em seu mandato, portanto, um concurso para professores já estaria autorizado em 2023.

“Temos um déficit de professores, principalmente em disciplinas como Química, Física, Biologia e Matemática. Autorizei a preparar um concurso grande, sobretudo, para matérias em que a gente tem mais dificuldades. Será em 2023”, disse o governador.

De acordo com o Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação (Sepe RJ), a rede estatual tem uma carência de mais de 7 mil professores.

Conheça a secretária de Educação do RJ

Professora efetiva da rede estadual e da rede municipal de Educação de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Assim é a secretária do RJ.

Roberta Barreto é graduada em História, pós-graduada em Gestão Escolar, especialista em Gestão Pública e Gerência de Projetos, com mais de 30 anos de carreira.

Ocupou diversos cargos de gestão nas esferas estadual e municipal, como diretora de um Centro Integrado de Educação Pública (Ciep) e secretária Municipal de Educação de Duque de Caxias por 8 anos.

Depois, foi coordenadora regional da UNDIME-RJ, presidente de autarquia, subsecretária de Estado de Desenvolvimento Social e subsecretária de Estado de Governo.

Possui diversas congratulações de honra ao mérito: Medalha Paulo Freire, Medalha Dalva Lazaroni, Moções Públicas de Aplausos, Moções Universitárias e Ministeriais por seu desempenho na administração.

A secretária também foi aluna do Mestre Darcy Ribeiro, autor da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, ao fazer parte do Programa Especial de Educação.

Saiba mais sobre o Concurso Seeduc RJ: Edital para temporários publicado. 1.510 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais