Pesquisar no blog

Concurso Sejusp MG: 211 Auxiliares Educacionais aprovados tomam posse!

Iago Almeida

icone calendario 17 fev 2022

Atenção concurseiros! Tomaram posse nesta semana, 211 aprovados no último concurso Sejusp MG (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais). Eles vão assumir os postos de Auxiliar Educacional.

Estude para o concurso dos seus sonhos com a Assinatura Completa da Nova   . Tenha acesso a Cursos, Plataforma de Questões, Eventos Exclusivos para Assinantes e Muito Mais!

Concurso Sejusp MG: aprovados tomaram posse

Hoje é um dia especial para 211 novos servidores da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerias .

Isso porque eles tomaram posse e ingressaram na carreira de Assistente Executivo de Defesa Social – Auxiliar Educacional.

Assim, o concurso para o cargo foi realizado no ano passado e visa expandir os números desses servidores nos centros socioeducativos de Minas.

Além disso, o objetivo principal é potencializar as atividades culturais, sociais e esportivas, conforme preconizam o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Assim, o sistema e o estatuto visam interromper a trajetória infracional dos adolescentes em medida de internação ou semiliberdade.

Quantos dias para se apresentarem?

Após a posse realizada nesta quarta-feira (15/12), os auxiliares educacionais terão até 30 dias para se apresentarem nos seus postos de trabalho.

Lembrando que os postos foram escolhidos pelos próprios servidores, de acordo com a classificação de cada candidato no certame.

Sendo assim, eles ficarão lotados nas cidades de Belo Horizonte, Ribeirão das Neves, Juiz de Fora, Uberlândia, Montes Claros, Governador Valadares, Teófilo Otoni, Patos de Minas, Sete Lagoas, Divinópolis e Pirapora.

Curso de formação

Concomitantemente ao trabalho diário, os novos auxiliares irão participar de um curso de formação em plataforma virtual com carga horária de 88h.

Assim, a capacitação será sobre o trabalho interdisciplinar para profissionais que lidam com adolescentes em privação de liberdade.

Portanto, o curso terá disciplinas sobre o ECA, Sinase, Justiça Restaurativa, Comunicação Não-violenta, Estatuto da Juventude, entre outros temas.

Além disso, o intuito é preparar os profissionais para o melhor desenvolvimento de suas funções no estado.

Recepção dos aprovados

Ademais, a recepção dos aprovados contou com a presença do subsecretário da Suase, Pedro Ruano, servidor de carreira que assumiu recentemente a gestão da subsecretaria.

Além disso, também esteve presente a superintendente de Atendimento ao Adolescente, Érika Vinhal, que aguardava ansiosamente o início do trabalho dos novos servidores.

“Comemoramos com muita alegria a chegada destes 211 auxiliares educacionais. Esse novo ator do sistema socioeducativo estará preparado para acompanhar e para somar à rotina pedagógica das unidades socioeducativas. Eles farão parte das equipes pedagógicas ,sob a coordenação do pedagogo e do terapeuta ocupacional, visando assegurar a construção, a avaliação e o aprimoramento da rotina pedagógica das unidades socioeducativas de Minas Gerais”, disse a superintendente.

Carreira na Sejusp MG

Atualmente, cerca de 20 servidores efetivos ocupam o cargo de Auxiliar Educacional no Estado de Minas Gerais .

“Sem prejuízo às funções exercidas pelos agentes socioeducativos, esses profissionais vêm colaborar com a movimentação dos jovens dentro da unidade e proporcionar mais espaços pedagógicos e educacionais. É claro que o agente pode continuar trabalhando nessas ações, mas eles ficam, a partir da entrada desse pessoal, mais dedicados às tarefas de escolta e segurança dos internos”, explica o subsecretário.

assinatura completa
Saiba mais sobre o Concurso Sejusp MG: Edital para Agente Penitenciário. Inicial R$ 5 mil!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais