Pesquisar no blog

Concurso Senado Federal: Casa chega a consenso sobre definição da banca organizadora!

icone calendario 29 jul 2020

Segundo informações, a Casa já tem um consenso sobre a banca organizadora do concurso Senado Federal que irá ofertar 40 vagas.

Banca organizadora do concurso Senado Federal

O Senado Federal está próximo de informar o nome da banca organizadora que será responsável pela execução do seu concurso , que ofertará 40 vagas para cargos de níveis médio e superior. Segundo informações da Casa, já existe um consenso em torno de uma instituição para ser contratada.

O Cebraspe, é a empresa mais cotada para organizar o concurso Senado Federal. No início do mês de julho, a comissão examinadora concluiu a análise das propostas técnicas recebidas de oito bancas organizadoras interessadas em organizar o concurso Senado Federal.

Após o exame dos requisitos jurídicos, técnicos, econômico-financeiros e de regularidade fiscal e trabalhista, três bancas organizadoras foram habilitadas, sendo elas: Cebraspe, FGV (Fundação Getúlio Vargas) e o IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional).

“Para a assinatura do contrato, serão observadas as normas procedimentais estabelecidas pelo Ato da Diretoria-Geral nº 9/2015, que estabelece o Regulamento de Compras e Contratações do Senado Federal, e a assinatura do contrato somente ocorrerá após a deliberação das autoridades competentes”, informa a nota enviada.

Ao todo, oito bancas estavam na disputa para organizar o concurso do Senado Federal:

  • Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos);
  • Instituto Acesso de Ensino, Pesquisa, Avaliação, Seleção e Emprego;
  • Instituto AOCP;
  • IBFC (Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação);
  • IDECAN (Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional);
  • IMAIS (Instituto Mais de Gestão e Desenvolvimento Social);
  • FGV (Fundação Getúlio Vargas);
  • FUNRIO – Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência à Escola de Medicina e Cirurgia do Rio de Janeiro e ao Hospital Universitário Gaffrée e Guinle da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO).

A banca organizadora contratada será responsável por receber as inscrições do concurso Senado Federal e aplicar as etapas, como provas objetivas.

Quando será divulgado o edital do concurso Senado Federal?

Ainda não foi confirmado pelo Senado Federal uma data para publicação do edital de abertura do certame , em função da Covid-19 e da atual crise econômica do país.

“Considerando a crise de saúde pública atual e o rito procedimental para formalização do contrato, não há previsão para publicação do Edital de Abertura”, informou Roberci Ribeiro, presidente da comissão examinadora.

De acordo com Ribeiro, o recomendado seria finalizar o concurso Senado Federal em 2020. Isso porque, a Lei Orçamentária de 2020 estima o provimento dos 40 candidatos aprovados. Para Roberci, não há como saber se essa reserva também estará no Orçamento de 2021.

Ainda foi destacado por Ribeiro, que o conteúdo programático das provas passou por reformulação, desde o último concurso realizado pelo Senado Federal, inclusive com a inclusão de novas disciplinas.

Dessa maneira, orientou que os “busquem ampliar seu conhecimento com as disciplinas e questões pertinentes à carreira pretendida”.

É previsto pela comissão examinadora, que o concurso Senado Federal atraia cerca de 100.000 candidatos inscritos. Por mais que a lotação dos aprovados seja em Brasília/DF, no Senado Federal, a tendência é que as provas sejam aplicadas nas capitais dos 26 brasileiros e no Distrito Federal.

O novo concurso Senado Federal ofertará 40 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva, para os níveis médio e superior, nos seguintes cargos: Técnico Legislativo/Polícia Legislativa, Advogado, Analista Legislativo/Administração, Arquivologia, Assistente Social, Contabilidade, Enfermagem, Informática Legislativa, Processo Legislativo, Registro e Redação Parlamentar, Engenharia do Trabalho, Engenharia Eletrônica e Telecomunicações.

Saiba mais sobre o Concurso Senado: Edital publicado. 1.014 vagas. Até R$ 33,4 mil!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais