O concurso SES TO está oficialmente autorizado! O anúncio foi feito pelo governador Wanderlei Barbosa, na última sexta-feira, 30 de janeiro, por meio de publicação nas redes sociais.
No comunicado, o governador destacou que a seleção contemplará todas as áreas da saúde, com vagas para técnicos, enfermeiros e médicos especialistas, totalizando 31 categorias. Segundo ele, este será o maior concurso da história da saúde do Tocantins.
“Estamos comunicando a todos vocês que estou autorizando o concurso da Saúde em todas as áreas: técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos especialistas: são 31 categorias. E são mais de 5 mil vagas. Preparem-se para o maior concurso da história da saúde do Tocantins.”, disse o governador.
Ao todo, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins ofertará 5.124 vagas, distribuídas entre cargos de níveis médio e superior, com salários de até R$ 5,6 mil.
Entre os destaques do quantitativo divulgado, estão:
- Técnico de Enfermagem: 1.895 vagas
- Enfermeiros: 950 vagas
- Médicos: 873 vagas (sendo 593 para especialistas)
- Enfermeiro Obstetra: 80 vagas (primeira vez)
- Fonoaudiólogo: 80 vagas
Ainda de acordo com as informações divulgadas, as vagas de médico poderão contar com jornadas de 20, 40 ou 60 horas semanais.
Com a autorização confirmada, a expectativa agora é para os próximos passos administrativos, como formação de comissão, definição da banca organizadora e, posteriormente, a publicação do edital.
Confira a publicação:

Nova lei amplia quadro de cargos do concurso SES TO
Antes mesmo da autorização do novo concurso SES TO, uma medida importante já havia sido tomada para viabilizar a seleção: a ampliação oficial do quadro de cargos da Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins.
Isso porque, em 11 de abril de 2025, foi publicada a Lei nº 4.652, que aumentou a estrutura da pasta para 15.219 vagas, por meio da criação de 4.990 novos cargos. Além disso, a norma também instituiu três novas funções, reforçando áreas estratégicas da rede estadual de saúde:
- Médico com RQE
- Enfermeiro Obstetra
- Perfusionista
Na ocasião, o governo destacou que a medida representa um passo essencial para destravar o concurso e atender à demanda de pessoal na saúde estadual.
“Este é um importante passo para prosseguirmos com a realização do concurso do quadro da Saúde, que é um anseio da população e uma necessidade da gestão, dada a demanda existente. As alterações são fundamentadas em estudos técnicos realizados pelas equipes da Saúde e da Administração”, informou o governo.
Desde a publicação da lei, as tratativas para a viabilização do certame seguiram avançando.
Vale lembrar que este deverá ser o primeiro concurso SES TO após mais de 16 anos sem novas seleções, já que o último edital da Secretaria foi realizado em 2008.
Para conferir todos os detalhes e acompanhar as próximas atualizações do certame, acesse nosso guia completo do concurso SES TO. Continue ligado em nosso blog. Até a próxima!