Concurso TCE RJ: Contrato com banca organizadora é prorrogado até 2022!

Redator da Nova Concursos

icone calendario 20 out 2020

Após a suspensão do concurso TCE RJ (Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro) devido à Covid-19, órgão decidiu prorrogar o contrato com a banca organizadora até 2022.

Contrato com banca do concurso TCE RJ é prorrogado

O Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro renovou o contrato com a banca organizadora, Cebraspe, responsável pelos trâmites do concurso TCE RJ. O extrato foi divulgado no dia 19 de outubro, por meio do Diário Oficial do Estado.

O certame teve o cronograma suspenso no final do mês de março, em virtude da pandemia de Covid-19. Por isso, conforme informações do documento, foi preciso que o órgão prolongasse o contrato com a banca organizadora.

Quer Receber Todas Oportunidades para Concursos de Tribunais?

Receba em seu e-mail todas as movimentações de Concursos para Tribunais

Dessa maneira, o novo prazo ficará válido a partir de 08 de janeiro de 2021 a 07 de janeiro de 2022, totalizando dois anos de contratação.

Embora as atividades estejam paralisadas, já foi informado pelo Cebraspe, que as novas datas de realização das provas e dos demais eventos serão divulgados oportunamente.

Além disso, vale lembrar que, no mês de junho, o TCE RJ também publicou um plano de retomada das atividades presenciais do órgão, o que pode ser um bom indício da volta da seleção .

Já a última retificação divulgada, foi sobre o conteúdo programático das provas. Agora, poderá ser cobrada a versão original da Lei Complementar Estadual nº 124/2009.

Durante esse período, os candidatos podem aproveitar para intensificar os estudos, na medida do possível, e garantir uma boa colocação.

Provas do concurso TCE RJ

Inicialmente, as provas objetivas do concurso TCE RJ chegaram a ser remarcadas. Entretanto, com a suspensão da seleção, as avaliações seguem sem uma data definida. Essa será a primeira das três etapas avaliativas do certame. Saiba mais:

  • Prova Objetiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Prova Discursiva, de caráter classificatório e eliminatório;
  • Avaliação de Títulos, de caráter apenas classificatório.

Prova Objetiva

A primeira etapa será dividida em duas partes: uma abrangendo Conhecimentos Básicos (P1) e outra de Conhecimentos Específicos (P2), sendo cada uma com 100 questões, totalizando 200 questões.

A parte de Conhecimentos Específicos varia conforme a especialidade da vaga concorrida. Já os Conhecimentos Básicos compreendem as seguintes disciplinas:

  • Língua Portuguesa;
  • Administração Pública;
  • Análise de Dados e Informações;
  • Auditoria Governamental;
  • Controle Externo;
  • Direito Administrativo;
  • Direito Constitucional.

O exame vai seguir o modelo Cebraspe, no qual os candidatos deverão julgar os itens no estilo ‘CERTO’ ou ‘ERRADO’. Cada acerto vai somar 1 ponto e cada erro vai resultar em menos um (um ponto negativo). Sendo assim, as notas serão atribuídas na escala de 0 a 200 pontos.

Será considerado reprovado nas provas objetivas e eliminado do concurso TCE RJ, o candidato que: obtiver nota inferior a 20 pontos na P1, obtiver nota inferior a 30 pontos na P2 ou obtiver nota inferior a 60 pontos no conjunto das duas partes.

Prova Discursiva

Já a prova discursiva irá compreender três questões e uma peça de natureza técnica. As três questões deverão ser respondidas em até 20 linhas, cada uma e terão a seguinte composição:

  • 01 questão sobre Direito Administrativo, Direito Constitucional e(ou) Controle Externo;
  • 02 questões sobre Conhecimentos Específicos.

O valor por questão é de 20 pontos, totalizando 60 pontos. Já a peça, de até 50 linhas, compreenderá a redação de um texto contendo instruções e análises técnicas sobre achados de auditoria e normas aplicáveis. Essa terá valor de 40 pontos.

Todos os candidatos inscritos serão convocados para a prova discursiva. Porém, só serão corrigidos os exames daqueles que forem habilitados na prova objetiva, respeitando a classificação e os limites descritos no item 11.7.1 do edital do concurso TCE RJ.

O candidato cuja prova discursiva não for corrigida, estará automaticamente eliminado e não terá classificação alguma no certame .

Análise de Títulos

Os participantes que forem classificados nas duas etapas anteriores, serão submetidos a análise de títulos, de caráter exclusivamente classificatório. A etapa irá valer até 10 pontos, ainda que a soma dos títulos seja superior.

A pontuação atribuída a cada tipo pode ser consultada na tabela do item 12.3 do edital da seleção . O horário e o prazo para apresentação dos documentos serão informados em edital de convocação específico.

Saiba mais sobre o Concurso TCE RJ: Edital é retomado; período de inscrições reaberto!

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais