Pesquisar no blog

Concurso TJ PA: Com ameaça de prédio desabar, candidatos deixam a prova!

icone calendario 28 out 2019

Após suspeita que o prédio poderia desabar, candidatos da unidade de Belém/PA, deixam as provas e cartão-resposta do concurso TJ PA (Tribunal de Justiça do Pará ).

⇒ Confira todas as informações na página do concurso!

Candidatos deixam a prova do concurso TJ PA

As provas do concurso TJ PA para Juiz Substituto devem ser anuladas. Isso porque, no dia 27 de outubro, durante a realização dos exames na unidade do Colégio Unamea, em Belém/PA, candidatos deixaram o local relatando que a estrutura do prédio teria estalado, ameaçando desabar.

Nesta segunda-feira, 28 de outubro, a banca organizadora Cebraspe, emitiu a seguinte nota sobre o caso ocorrido:

“O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção e Eventos (Cebraspe) informa que, por volta das 12h (horário local de Belém/PA), houve um forte barulho no Centro de Ensino Unamea, um dos locais onde ocorriam as provas do concurso público do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ PA) para o cargo de Juiz Substituto. Este Centro está analisando os fatos sobre o ocorrido e, após o retorno do material de prova, verificará as atas de aplicação desta escola e informará, nos próximos dias, qual será o encaminhamento relacionado ao certame”.

Por volta das 12 horas, pouco antes do término da prova, os candidatos começaram a deixar o local às pressas. Ficais teriam abandonado as salas e os participantes saíram levando as provas e o cartão-resposta. Minutos depois, o Corpo de Bombeiros chegou ao local.

A corporação foi acionada para averiguar a suspeita de risco de desabamento, porém ao chegar no local foi constatado que uma mangueira se desconectou do ar-condicionado, causando um estrondo assuntando os candidatos que deixaram o local.

Segundo informações do TJ PA, 1.398 candidatos foram convocados para as provas. As avaliações foram aplicadas em quatro locais, sendo Ideal, Paes de Carvalho, Jarbas Passarinho e Unamea.

Ao todo, a prova do certame foi composta por 100 questões, com peso 1, distribuídas por três blocos de disciplinas:

  • Bloco l (30 questões): Direito Civil, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor e Direito da Criança e do Adolescente;
  • Bloco ll (40 questões): Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Constitucional e Direito Eleitoral;
  • Bloco lll (30 questões): Direito Empresarial, Direito Tributário, Direito Ambiental e Direito Administrativo.

O exame é avaliado na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, de modo que cada questão correta vai computar 0,10 ponto. Para se considerado aprovado, o candidato precisa alcançar no mínimo 30% de acertos em cada bloco e no mínimo 60% de acertos no total referente aos três blocos.

Nova-TJ-PA

Serão classificados para a segunda etapa os 300 candidatos que obtiverem as maiores notas, após o julgamento dos recursos contra os gabaritos oficiais preliminares, respeitando os empates na última posição.

As próximas etapas do concurso TJ PA, são as seguintes:

  • 2ª etapa: Prova Discursiva e Prática de sentença cível e criminal;
  • 3ª etapa: Inscrição Definitiva, Sindicância da Vida Pregressa, Investigação Social, Exame de Sanidade Física e Mental e Exame Psicotécnico;
  • 4ª etapa: Prova Oral;
  • 5ª etapa: Avaliação de Títulos.

Até o momento, as provas da segunda etapa estão previstas para os dias 20, 21 e 22 de dezembro de 2019. As avaliações seguintes, terão datas e horários divulgados pela banca organizadora oportunamente.

O concurso do Tribunal de Justiça do Pará terá validade por 2 (dois) anos, podendo ser prorrogado por igual período.

Vagas do concurso TJ PA

O concurso TJ PA oferta 50 vagas destinadas para o cargo de Juiz de Direito Substituto do Tribunal de Justiça do Pará.

Para ingressar no cargo, é necessário candidato ter diploma de bacharel em Direito e três anos de experiência em atividade jurídica, exercida após a formação.

Os salários para a carreira têm o valor de R$ 30.404,42. A banca organizadora responsável pela execução do certame é o Cebraspe, os gabaritos das provas do dia 27 de outubro, seguem previstos para o dia 30 de outubro de 2019.

O último concurso TJ PA para o cargo de Juiz Substituto foi iniciado em 2014 e concluído no ano de 2015, quando foi homologado. Na ocasião, foram ofertadas 60 vagas de caráter imediato, mais formação de cadastro reserva, atraindo cerca de 2.900 candidatos. Ao todo, 94 candidatos foram aprovados, sendo todos convocados pelo TJ PA.

» Prepare-se para o concurso TJ PA + BÔNUS (GRÁTIS) «

Saiba mais sobre o Concurso TJ PA: Atividades retomadas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais