Pesquisar no blog

Concursos DF 2024: Confira os editais previstos na área da segurança!

icone calendario 29 jan 2024

O Conselho Distrital emitiu um documento e atualizou a situação dos concursos DF que estão previstos para a área da Segurança Pública. Confira os órgãos e os detalhes!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Quais são os editais previstos para o Concursos DF 2024?

Portanto, o Conselho de Segurança Distrital do Distrito Federal (Condisp) informou que há diversos editais de concursos DF previstos para as forças policiais em 2024.

A informação foi dada durante a 18ª Reunião Ordinária do Condisp. Segundo consta no Diário Oficial de sexta-feira, 26 de janeiro, terão seleções neste ano, o Corpo de Bombeiros, a Polícia Civil e o Detran.

A ata ainda citou o concurso da Polícia Militar, que está em andamento para as carreiras de soldado e oficiais, e o concurso para a Polícia Penal, que tem expectativa de convocação de aprovados da última seleção.

Quando sai o concurso para o Corpo de Bombeiros do DF?

Para o Corpo de Bombeiros, o edital está cada vez mais próximo. Atualmente, está em curso a instrução para contratação da banca organizadora.

“Vocês já estão cansados de perguntar no nosso Instagram quando é que vai ser o próximo concurso. O edital sai esse ano? Sim, a previsão é de que saia até o final do ano“, disse a corporação dia 23 de janeiro.

Autorizado desde 2023, o edital deve ofertar 356 oportunidades para carreiras de Praças e Oficiais, para as seguintes carreiras:

  • 23 vagas para oficiais combatentes;
  • dez vagas para médicos;
  • três vagas para oficiais cirurgiões-dentistas;
  • dez vagas para oficiais complementares; e
  • 310 vagas para praças do quadro de militares dos Bombeiros do DF.

Para participar, será necessário idade mínima de 18 anos e máxima de 28 anos, conforme indicado na Lei nº 7.479/1986. Para oficiais médicos, a idade limite será de 32 anos. Veja as atribuições:

  • realizar serviços de prevenção e extinção de incêndios;
  • realizar serviços de busca e salvamento;
  • realizar perícias de incêndio relacionadas com sua competência;
  • prestar socorro nos casos de sinistros, sempre que houver ameaça de destruição de haveres, vítimas ou pessoas em iminente perigo de vida;
  • realizar pesquisas técnico-científicas, entre outras atividades conforme disposições previstas na lei.

Quer saber de mais editais de concursos abertos  no Distrito Federal? Clique e veja!

Quando sai o concurso para o Detran do DF?

Enquanto isso, para o Departamento de Trânsito do DF, o concurso será destinado ao provimento de 182 vagas, sendo 85 serão para provimento imediato e 97 para a formação de um cadastro reserva.

Serão oportunidades no quadro de Agente de Trânsito, da carreira de Policiamento e Fiscalização de Trânsito. O edital está sendo analisado junto a Diretoria de Concursos da Seplad DF.

É importante frisar que a seleção estava prevista para publicação do edital em 2023, o que não correu. Por isso, ele deve sair nos próximos meses.

Quando sai o concurso para a Polícia Civil do DF?

E por fim o concurso da Polícia Civil, que vai ter convocação dos aprovados no edital de 2019 . É uma ótima oportunidade de quem está querendo uma vaga na corporação.

Já novos editais serão publicados ainda em 2024 com vagas de Delegados e Agentes de Custódia. Inclusive, a seleção está na fase de contratação da banca.

Recentemente, a banca organizadora Cebraspe   – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, foi oficializada.

Para agente de custódia, carreira cuja exigência é o nível superior em qualquer área, a oferta será de 150 vagas. A carreira de delegado contará com 80 oportunidades.

E editas de concursos para PM DF e Polícia Penal DF?

Durante a reunião, também foram citados os editais para a Polícia Penal e Polícia Militar. O da PM está em andamento para Soldado e Oficial e as provas já foram aplicadas.

Assim, a previsão é que haja ingresso de 2.291 policiais no biênio 2024-2025, isso com a oferta de 869 vagas imediatas e 1.422 no cadastro de reserva.

Agora, a seleção está na fase de aplicação do Teste de Aptidão Física (TAF). As carreiras exigem nível superior e tem salários de R$5.336,96.

Para a Polícia Penal, a expectativa é de convocação de aprovados no concurso de 2022, que ofertou quase 1.200 vagas. Entretanto, o Condisp informou que não há previsão de novo edital.

Imagem mostra a Catedral de Brasília, no Distrito Federal, capital do Brasil / Diversos concursos estão abertos no DF / Imagem Divulgação

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais