Concursos Federais: PLOA 2024 prevê mais de 50 mil vagas. Confira!

Iago Almeida

icone calendario 04 set 2023

O projeto de orçamento para o ano de 2024 foi enviado ao Congresso Nacional e trouxe a informação de mais de 50,5 mil vagas previstas para concursos federais no próximo ano. Entenda!

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunos. Clique aqui  e saiba mais!

Concursos Federais: mais de 50 mil vagas em 2024?

Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2024 foi encaminhado pelo Governo Federal ao Congresso Nacional. 

E o documento que fixa as despesas para o próximo ano prevê 50.570 vagas em concursos públicos  de várias esferas federais.

Assim, são 47.227 vagas para provimento e 3.343 para criação. Mas lembrando que o texto ainda será votado pelo Legislativo.

Caso seja aprovado, o texto ainda passará depois por sanção presidencial de Lula antes de entrar em vigor. Veja as vagas:

  • Poder Executivo: 40.752 vagas (40.555 para provimento e 197 para criação)
  • Poder Judiciário: 8.759 vagas (5.704 para provimento e 3.055 para criação)
  • Poder Legislativo: 570 vagas (todas para provimento)
  • Defensoria Pública da União: 194 vagas (43 para provimento e 91 para criação)
  • Ministério Público da União: 355 vagas (todas para provimento)

Com despesa de 4,7 bilhões, o Poder Executivo é o que tem mais vagas, como acontece todos os anos. Por isso, os concursos são os mais concorridos.

Entretanto, o texto não traz as carreiras em que serão preenchidas as vagas. Mais informações devem surgir com o andamento do processo.

Por fim, vale destacar que as oportunidades não são garantias de autorização, apenas uma previsão orçamentária. 

Mais de 16 mil vagas anunciadas em concursos federais!

Até o momento, o Ministério de Gestão e Inovação em Serviços Públicos anunciou 16.661 vagas que estão distribuídas em 44 órgãos federais. Confira quais são:

Ficou interessado em alguma dessas oportunidades? Então, vem comigo nessa página  que eu vou te contar mais detalhes das vagas e a situação em que cada um desses concursos se encontra. 😎

Concursos federais: quais as datas do concurso unificado?

Desde a semana passada rolam informações sobre uma possível seleção unificada dos concursos federais  que estão autorizados.

Isso porque o Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos   citou a possibilidade na última semana e, inclusive, se reuniu com os órgãos que possuem aval.

Após a reunião, detalhes da proposta acabaram reveladas. Além disso, a ideia está avançada e já tem agora um cronograma divulgado.

Assim, segundo o cronograma, a adesão é voluntária e deverá acontecer até o dia 29 de setembro. O edital tem previsão de se publicar até 20 de dezembro. Veja as datas:

  • Até 20/set – ato normativo do Ministério da Gestão criando comitê organizador
  • Até 29/set – adesão dos Ministérios ao Concurso Nacional Unificado
  • Até 20/dez – publicação do edital do Concurso Nacional Unificado
  • Data indicativa inicial de 25/fev – realização da prova em dia único

Posteriormente, os resultados gerais da primeira fase devem sair até o final de abril de 2024, com os cursos de formação programados para início entre junho e julho.

Entenda o que é a seleção unificada. Mais de 7 mil vagas!

Secretário explica seleção unificada; veja

Em vídeo, o secretário de Gestão de Pessoas do Ministério da Gestão, José Celso Cardoso Jr, falou sobre a seleção unificada, explicando como ela se realizará.

“Este projeto é inovador e ousado. Com isso, criamos um critério de justiça de acesso às vagas públicas como nunca ocorreu antes na história do Brasil”, afirmou o secretário.

Quais as vagas?

Assim, as 7.826 vagas estarão agrupadas em blocos temáticos, divididas por área de atuação governamental. Veja detalhes da divisão:

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais