Pesquisar no blog

Concursos Mato Grosso: 4 editais anunciados pelo governador!

Iago Almeida

icone calendario 09 ago 2021

Podem comemorar concurseiros! O governador do Estado do Mato Grosso , Mauro Mendes, anunciou que editais estão previstos para a Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Politec. Todos têm previsão de divulgação ainda em 2021.

Concursos Mato Grosso: editais previstos para 2021

A área da segurança será reforçada no Estado do Mato Grosso em 2021. Os preparativos esquentaram para a publicação de editais em breve em quatro corporações.

A informação foi confirmada pelo governador Mauro Mendes, durante vistoria e entrega de obras em Lucas do Rio Verde, na última sexta-feira (06). As oportunidades serão para as corporações abaixo:

Nós temos hoje uma grande necessidade que é a falta de pessoal na segurança pública do Estado. Tínhamos limitações, por questões orçamentárias, não podíamos contratar para não aumentar despesa com pessoal. Mas, graças a Deus e a todo o trabalho que foi feito, nós construímos novamente o equilíbrio fiscal de Mato Grosso. E a boa notícia é que no segundo semestre deste ano nós vamos soltar um novo concurso”, afirmou o governador Mauro Mendes.

O governador, entretanto, não confirmou qual será o quantitativo de vagas disponibilizado, nem a divisão de cargos por corporação.

Secretário afirma que decisão foi pensada com cautela

O chefe do poder Executivo também assumiu o compromisso de entregar até setembro, unidades do Batalhão Rural.

Elas serão vocacionadas exclusivamente para fazer a segurança em toda a região de campo, agronegócio e agricultura familiar.

De acordo com o secretário estadual de Segurança Pública, Alexandre Bustamante, este concurso foi pensado e planejado com cautela.

Isso porque já estão em andamento o concurso do sistema prisional e do socioeducativo que vão otimizar a atuação das forças de segurança no Estado.

“Nós tínhamos um planejamento, primeiro de organizar e melhorar os equipamentos, viaturas, armamento. agora estamos mexendo na infraestrutura e, o último passo, é a realização do concurso público. Para nós, para nossa tropa que é tão aguerrida, são investimentos muito importantes, porque o Estado tem crescido muito e o governador, sensível a isso, autorizou o concurso para que a gente possa melhorar ainda mais o serviço oferecido a população”, destacou o secretário.

“O concurso reflete positivamente e vai melhorar o efetivo em regiões com déficit de profissionais”, salientou o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Jonildo de Assis.

Vale lembrar que, em março, o próprio governador chegou a falar sobre a situação dos concursos, afirmando que havia déficit, mas não orçamento.

Concursos Mato Grosso: possíveis cargos e vagas

Com orçamento aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado, mas mesmo assim sendo um entrave para novos concursos, o número de cargos vagos aumenta nas corporações.

Segundo a emenda, o orçamento disponível é para abertura de concursos para a recomposição dos quadros. Isso por causa da Lei Complementar 173/2020, que fala que só é possível realizar concursos este ano para reposição de cargos vagos.

Confira as vacâncias de cada órgão, de acordo com informações das corporações:

  • Polícia Civil
    • 2.632 cargos vagos, sendo 158 de Delegados, 1.944 de Investigador de Polícia, e 530 de Escrivão.
  • Perícia Oficial (Politec)
    • 229 cargos vagos, sendo 46 de Médico Legista, 08 de Odonto Legista, 09 de Perito Oficial Criminal, 142 de Papiloscopista e 24 de Técnico de Necropsia.
  • Polícia Militar
    • 4.392 cargos vagos de Cabos e Soldados
  • Corpo de Bombeiros
    • 2.275 cargos vagos, sendo 1.401 de Cabos e soldados e 874 de Sargento.

Pode ser que os concursos apresentem oportunidades nas vagas mencionadas acima. Mas, mesmo assim, nem todas as vacâncias poderão ser oferecidas inicialmente, uma vez que cada corporação vai realizar o estudo da viabilidade para as nomeações.

Além disso, vale lembrar que o concurso da Polícia Civil do MT tem aval desde 2018, para preenchimento de 1.200 vagas de Escrivão e Investigador, sendo 600 para cada cargo.

A seleção, no entanto, ainda precisava escolher a banca organizadora, mas não andou e acabou travando.

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais