Pesquisar no blog

Concursos Pará: Deputada envia novo pedido para impedimento!

Iago Almeida

icone calendario 09 mar 2021

Mais um episódio para os concurseiros do Pará. Devido ao Coronavírus, as condições de saúde pública no estado vêm apresentando piora significante, com leitos quase lotados, o que preocupa os responsáveis pelos concursos Pará.

A deputada Vivi Reis entrou com novo pedido de suspensão para concursos previstos no estado , nas próximas semanas. Ela acredita que não há meios para aplicação das provas, por conta do risco à saúde.

Concursos Pará: Suspensões a vista?

A deputada havia entrado com um pedido na última semana, ao Governo do Pará , por meio da Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), pedindo pela suspensão dos concursos no estado. Entretanto, a deputada afirma que não obteve retorno do governo, o que fez com que ela entrasse com novos pedidos de adiamento.

Agora, a deputada resolveu acionar a Defensoria Pública do Estado (DPE) e o Ministério Público (MP). Em sua justificativa, a parlamentar afirma que representa os mais de 130 mil inscritos no estado, para concursos públicos, entrando com a ação.

A deputada afirma que resolveu acionar os dois órgãos para solicitar “providências para a suspensão de todos os concursos no Pará até que as condições sanitárias permitam. Lutaremos pelo adiamento!”

Segundo parlamentar, “seria uma tragédia sanitária a manutenção dessas provas e não há justificativa para expor milhares de inscritos ao risco”.

Estava prevista para esta terça-feira (9), uma reunião entre o Ministério Público do Pará, a Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad) e a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), para tratar sobre as provas de concursos Pará.

Concursos Pará: provas previstas para esse mês

Diante do impasse de suspensão ou não, dois concursos públicos estão com provas previstas para esse mês. O governador do Pará, Helder Barbalho, continua afirmando que as provas para do concurso PC PA e concurso PM PA não serão adiadas.

Segundo Barbalho, caso a situação da saúde pública do estado se agrave será necessária a suspensão/adiamento da avaliação, mas nada está concreto até o momento. O governador garantiu que anunciaria com uma semana de antecedência, caso haja suspensão ou adiamento das provas.

Concurso PC PA

Segundo o cronograma, as provas do concurso PC PA  devem ser aplicadas nos próximos dias 21 e 28 de março, nas cidades de Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém.

Foram divulgados ainda dois anexos, um com a lista de inscritos para Investigador, Escrivão e Papiloscopista, com mais de 77.165 mil candidatos em ampla concorrência. o outro para as vagas de Delegado, foram cerca de 22.700 inscritos em ampla concorrência. 

Serão avaliações objetivas e discursivas, dividas conforme o cargo, sendo: Delegado (Prova objetiva e peça processual dia 21/03/2021) e Investigador, Escrivão e Papiloscopista (Prova objetiva e discursiva: dia 28/03/2021).

Concurso PM PA

O edital do concurso PM PA foi publicado com 2.405 vagas para Soldado e Oficial, sendo 2.310 vagas são para Soldado e 95 oportunidades para Oficial Combatente.

Conforme dados divulgados, mais de 97 mil candidatos concorrerão as vagas. A organização ficou sob responsabilidade do IADES (Instituto Americano de Desenvolvimento).

Ocomprovantes de inscrição para os candidatos (código 201 – Aluno Soldado PMPA – sexo masculino), cuja prova será aplicada no próximo dia 14 de março, somente estarão disponíveis para consulta a partir do dia 10 de março de 2021.

avaliação dos candidatos será por meio de 05 etapas. As provas serão realizadas em Belém, Altamira, Itaituba, Marabá, Redenção e Santarém. Serão as seguintes etapas:

Soldado

  • 1ª Etapa: Prova Objetiva;
  • 2ª Etapa: Exame de Avaliação Psicológica;
  • 3ª Etapa: Exame de Avaliação de Saúde;
  • 4ª Etapa: Teste de Avaliação Física;
  • 5ª Etapa: Investigação dos Antecedentes Pessoais.

Oficial

  • 1ª Etapa: Prova Objetiva e Prova Discursiva;
  • 2ª Etapa: Exame de Avaliação Psicológica;
  • 3ª Etapa: Exame de Avaliação de Saúde;
  • 4ª Etapa: Teste de Avaliação Física;
  • 5ª Etapa: Investigação dos Antecedentes Pessoais.
Saiba mais sobre o Concurso Polícia Civil PA: Comissão formada. 237 vagas!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais