Concursos suspensos, reabertura de inscrições e PEC | Nova Concursos

Concursos suspensos, reabertura de inscrições e PEC Emergencial!

icone calendario 05 mar 2021

Estamos vivendo um período crítico em nosso país devido a pandemia da Covid-19, muitos concursos suspensos e com provas adiadas, e outros ainda sem a certeza de que terão as provas realizadas nas datas previstas.

Contudo o importante é não se desesperar e continuar com os estudos, porque é certo de que as provas serão aplicadas em algum momento e, por isso, não podemos abrir mão de uma boa preparação.

Vamos entender melhor sobre uma possível abertura de inscrições para a Polícia Federal e ainda sobre a PEC Emergencial que foi aprovada no Senado.

Concurso Polícia Federal reabrirá inscrições?

A reabertura das inscrições para o concurso Polícia Federal é possível sim, por 3 motivos levantados pelo Ministério Público, que segundo eles foram incorretamente empregados no edital, veja:

1º) Considerar o ceracotone (doença ocular que afeta o formato e espessura da córnea, o que distorce as imagens) como uma condição clínica que impeça o candidato de assumir o cargo. Segundo o MP a doença, em si, não deve considerar o candidato inapto, para isso deva ser levado em consideração outros critérios.

2º) Candidatos com vitiligo (doença da pele que causa manchas) que assim como o primeiro não deve ser considerado como condição a tornar inapto o candidato, devendo ser analisado também outros critérios.

3º) Por fim, temos as vagas para PCD onde o edital trouxe que o candidato deveria apresentar laudo multidisciplinar de três profissionais diferentes, o qual ao invés de facilitar torna ainda mais difícil para esses candidatos.

O laudo deveria observar os seguintes fatores:

a) os impedimentos nas funções e nas estruturas do corpo;
b) os fatores socioambientais, psicológicos e pessoais;
c) a limitação no desempenho de atividades;
d) a restrição de participação.

O Ministério Público recomenda retirar essas exigências e em consequência poderá haver, sim, a reabertura das inscrições.

Portanto é preciso ter muita dedicação e saber lidar com a ansiedade, pois a possível reabertura das inscrições haverá também a possibilidade de mudança na data da prova.

Concursos suspensos e adiamento das provas!

Concurso PC PR

O mais polêmico certamente foi o concurso PC PR , no qual a banca organizadora divulgou a suspensão horas antes da realização das provas, pegando até mesmo a corporação de surpresa.

Em nota, a Polícia Civil comunicou que um novo cronograma será divulgado em momento oportuno . Por enquanto é aguenta coração e estudos com disciplina.

Concurso Depen

Outro que também suspendeu a realização das provas foi o concurso DEPEN , este foi o próprio órgão que tomou a iniciativa frente ao aumento dos casos de Covid-19 e devido a preocupação quanto a saúde dos candidatos tomou essa medida .

O Depen, em nota, esclareceu que medida foi adotada em prol do bem-estar comunitário e que um novo cronograma será divulgado.

Concurso PC RN

Temos ainda o concurso PC RN que também, como medida de segurança, suspendeu a aplicação de suas provas que seriam realizadas nos dias 07 e 14 de março de 2021.

Lembrando também que o concurso é de total interesse da Polícia Civil e seguirá normalmente assim que a situação de pandemia estiver normalizada .

Atenção: é importante deixar claro que todos os concursos em andamento são de grande interesse e importância para as corporações e o adiamento se deve ao momento que estamos passando. Dessa maneira, é imprescindível que você, concurseiro, tenha também um preparo psicológico para aguentar firme e continuar os estudos.

PEC Emergencial pode acabar com os concursos?

A PEC Emergencial (Proposta de Emenda Constitucional 186/2019 ) temida pelos concurseiros foi aprovada no Senado e agora seguirá para a Câmara dos Deputados. Contudo devemos frisar que ela não acabará com os concursos.

A PEC responsável pelo retorno do auxílio emergencial traz medidas de contenção fiscal para compensar o aumento de despesas. Pensando assim a primeira coisa que vem a cabeça é o corte de novos postos públicos.

Interessante perceber que essas medidas não são exclusivas da pandemia e acontecem com certa frequência. Podemos observar isso analisando quantas mudanças já ocorreram e ocorrem no mundo dos concursos, como congelamento de reajustes salariais, novas regras para concurso etc.

De acordo com a PEC os órgãos podem continuar realizando concursos públicos para a reposição de cargos vagos, porém a proposta veda a criação de novos cargos, o que representaria um aumento na despesa com pessoal.

Em resumo, e para que fique bem claro, os concursos vão continuar acontecendo ainda que com menos vagas.

BAIXE GRÁTIS: Guia Definitivo Plano de Estudos Passo a Passo

Como Organizar sua Rotina, Cronograma de Rotina, Como Controlar a Ansiedade, Como estudar e fazer revisões, Técnica SMART e muito mais!

Acompanhe nossas

redes sociais