Pesquisar no blog

Correios 2024: Comissão já trabalha para definir banca, cargos e vagas!

icone calendario 14 mar 2024

A comissão de planejamento do concurso Correios 2024 deu andamento aos trâmites. Segundo a estatal, o projeto básico com os cargos, vagas e cronograma do edital está em elaboração.

“Os Correios designaram, no último dia 28, a comissão organizadora que conduzirá a realização do concurso público desta estatal. Neste momento, a comissão trabalha na definição de cargos e vagas, bem como no projeto para contratação da banca organizadora, além da elaboração do cronograma da realização do certame. Mais informações serão divulgadas oportunamente.”, declarou a estatal.

O projeto básico é um espelho do edital, utilizado no processo de escolha da banca organizadora, encarregada de receber as inscrições, elaborar o edital e aplicar as etapas avaliativas. Venha saber mais detalhes do concurso Correios 2024!

Concurso Correios é um dos compromissos da gestão

Em fevereiro deste ano, o Correios formou a comissão de planejamento responsável pela condução do novo concurso público, definição da quantidade, tipo e localização das vagas.

O concurso dos Correios  é um dos compromissos assumidos pela gestão, no processo de recuperação da estatal, iniciado com a retirada da lista de privatizações pelo Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva.

Além disso, a gestão adotou diversas medidas para melhoria das condições de trabalho. Entre elas, está a recuperação de mais de 40 cláusulas que tinham sido retiradas do acordo coletivo de trabalho.

“A recuperação da empresa passa pela recuperação da dignidade e pela valorização das pessoas que trabalham nos Correios, sem perder de vista a sustentabilidade da estatal. A contratação de pessoas é uma medida essencial para que a empresa possa corresponder às novas demandas da sociedade e do mercado”, disse o presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos.

Cargos e vagas do edital

Ainda não existe previsão dos cargos que serão ofertados, entretanto, durante reunião com o presidente Fabiano Silva e os representantes da Fentect, foi informado que o concurso para servidores da SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) já está pronto e em fase de análise de propostas.

As oportunidades serão para as carreiras de Médico, Engenheiro, Enfermeiro, Técnico e Auxiliar.

Antes do concurso para efetivos, será realizado um processo seletivo para contratação de 770 servidores temporários.

O PSS visa a viabilização das atividades até a realização do novo concurso para efetivos. O prazo estipulado para o respectivo provimento foi de 30 dias.

Apesar de não haver data para o lançamento do edital, o Sindicato dos Trabalhadores em Correios e Telégrafos na Paraíba, Empreiteiras e Similares (Sintect PB), cujos representantes também participaram do encontro do último dia 22 de fevereiro, indicou a publicação do edital ainda em 2024.

Conheça outros concursos que já estão abertos: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Como foi o último concurso Correios?

O último concurso aconteceu em 2011 para o provimento de 9 mil vagas de nível médio e superior.

Organizado pelo Cebraspe, os candidatos realizaram provas objetivas com questões de múltipla escolha sobre as disciplinas de informática, matemática, português, conhecimentos básicos e conhecimentos específicos.

Leia também: O que cai na prova do concurso Correios e como se preparar?

Conforme o passar dos anos, a força de trabalho do órgão vem diminuindo, visto que o último concurso aconteceu em 2011.

Em 2012, os Correios solicitaram 13.2727 vagas para o Ministério das Telecomunicações, sendo 10 mil para um novo concurso e as demais para convocar os aprovados do concurso de 2011.

No entanto, o pedido foi negado. Em 2016, 2 mil vagas foram anunciadas para a carreira de Agente de Correios, exigência de nível médio.

Na época, foi elaborado um projeto básico, onde estava previsto que os candidatos seriam avaliados por meio de provas objetivas, teste de aptidão física e exame médico admissional.

As provas objetivas seriam compostas das disciplinas de língua portuguesa, matemática e conhecimentos gerais. Porém, a seleção também não saiu do papel.

Estamos antenados em torno das movimentações do novo concurso Correios e todas as novidades serão divulgadas em nosso blog, então continue nos acompanhando para não perder nenhuma informação!

Saiba mais sobre o Concurso Correios: Comissão formada!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais