Pesquisar no blog

Correios 2024: Edital já está pronto? Entenda!

icone calendario 24 abr 2024

Em reunião realizada na última sexta-feira, 26 de janeiro, representantes da Federação Interestadual dos Sindicatos dos Trabalhadores e Trabalhadoras dos Correios (Findect) discutiram diversos temas críticos, entre eles, a realização do próximo concurso Correios.

Segundo dados da Federação, o quadro de pessoal do órgão foi reduzido de 127 mil funcionários para 80 mil, o que tem prejudicado os trabalhos e a crescente demanda do e-commerce.

“A falta de vagas para os Correios em futuros concursos contrasta diretamente com o compromisso na importância estratégica da estatal na logística do país. Curiosamente, as agências dos Correios, presentes em todo o Brasil, serão encarregadas de receber as inscrições dos candidatos para o referido concurso, enquanto a própria empresa não será contemplada com oportunidades de contratação. Essa falta de reconhecimento expõe a discrepância entre a relevância dos serviços postais e a negligência na valorização da força de trabalho dos ecetistas”, destacou a Findect.

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil candidatos! Clique aqui  e saiba mais!

Edital já está pronto!

Com a cobrança, a ECT informou que o concurso para servidores da SESMT (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) já está pronto e em fase de análise de propostas.

As oportunidades serão para as carreiras de Médico, Engenheiro, Enfermeiro, Técnico e Auxiliar.

Quanto ao concurso para os demais cargos, a ECT destacou que ele se encontra em análise preparatória, com cronograma e vagas necessárias, que demandam realocação e implantação do SD.

O presidente da estatal, Fabiano Silva dos Santos, afirmou que está trabalhando no edital e que existe a possibilidade do contrato para empregados na nova modalidade de 05 anos.

Em contrapartida, Gandara pontuou que esse tipo de contratação traria passivo trabalhista e criaria problemas de isonomia com os demais empregados.

Vale lembrar que na quinta-feira, 25 de janeiro, em comemoração ao Dia do Carteiro, o presidente Fabiano tinha garantido a realização de um novo concurso em 2024.

Iniciamos grupo de trabalho para discutir PCCS. Nós vamos sim realizar concurso público. Eu sei que é uma demanda, que vocês estão sobrecarregados. Mas nós não podemos realizar concurso sem planejamento. Este ano eu estou garantindo, nós vamos realizar concurso público na empresa”, disse o presidente dos Correios.

Correios prevê a contratação de temporários até março!

Segundo informações da Findect, antes do concurso Correios 2024, será realizado um processo seletivo para contratação de 770 servidores temporários.

O PSS visa a viabilização das atividades até a realização do novo concurso para efetivos. O prazo estipulado para o respectivo provimento foi de 30 dias, ou seja, até março de 2024.

Lembrando que na Minuta do Acordo Coletivo 2023/2024, o Correios já tinha se comprometido com a realização de um novo concurso em caráter de urgência.

Entretanto, não existe uma previsão dos cargos específicos e a quantidade de vagas que serão ofertadas na próxima seleção.

O cronograma do concurso para efetivos prevê a publicação do edital até o dia 22 de outubro de 2024, com provas até o dia 21 de dezembro.

Oferta assinatura 12 meses da Nova Concursos.

Saiba quais concursos já estão abertos no Brasil: Concursos Abertos: Mais de 60 mil vagas abertas para todos os níveis!

Servidores do Correios terão reajuste salarial

Durante evento de comemoração ao dia do Carteiro, o presidente confirmou o reajuste salarial de até 11,47%, em razão da negociação da estatal com os trabalhadores no último acordo coletivo  e a retirada dos Correios do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) do antigo Ministério da Economia, que reunia estatais a serem privatizadas.

“Nossa gestão entende que a comemoração dessa data passa por reconhecimento e estamos fazendo isso em forma de benefícios e investimentos em nossas carteiras e nossos carteiros e em seus ambientes de trabalho”, afirmou.

O Correios foi retirado da lista de privatizações no primeiro dia do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em janeiro de 2023.

Inicie seus estudos: O que cai na prova de Carteiro do concurso Correios?

Saiba mais sobre o Concurso Correios: Comissão formada!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais