Pesquisar no blog

Deficit de Auditores Fiscais e Delegados acentua necessidade de novos concursos!

icone calendario 28 jan 2021

Não é novidade para os concurseiros que, devido a crise econômica que atingiu o país, desde 2016 o Ministério do Planejamento não autoriza a realização de novos concursos públicos em diversos órgãos.

A situação tem se agravado ao ponto de atingir importantes cargos públicos federais. Segundo pesquisas recentes o número de Auditores Fiscais do Trabalho e Delegados da Polícia Federal tem caído drasticamente.

A boa notícia é que diante de tal cenário, tudo indica que novos certames serão abertos muito em breve!

Deficit da Polícia Federal

No final de 2016, a PF tinha 1.614 Delegados, o menor número em uma década.

– 2009: 1.852
– 2016: 1.614

Um deficit de -15% do quadro, com uma perda de 238 Delegados.

Interessante perceber que 2009 foi o ano que tiveram início as investigações que originaram a Operação Lava Jato.

A PF perdeu também 345 Agentes no mesmo período.

Segundo a assessoria de comunicação da Polícia Federal, no momento o órgão está aguardando a liberação de dotação orçamentária por parte do Ministério do Planejamento. Estão previstas 600 vagas para Agentes da PF e 491 vagas para Delegados por meio de concurso público. Conheça mais detalhes sobre o novo concurso da PF aqui !

Deficit do Ministério do Trabalho

Outro órgão que também vem sofrendo com falta de servidores é o Ministério do Trabalho e Emprego. Em meio a polêmica da portaria que altera o conceito de trabalho escravo, o órgão já enviou pedido que prevê a criação de 2.500 novas vagas.

Do total, serão 1.190 vagas para o cargo de Auditores Fiscais do Trabalho, função que fiscaliza situações de trabalho escravo. Saiba mais sobre o novo concurso do Ministério do Trabalho aqui !

Atualmente o número de auditores é o mais baixo desde 1990.

– 1990: 3.285
– 2000: 3.131
– 2010: 3.061
– 2017: 2.381

Neste período o deficit foi de 904 servidores.

Previsão de novos concursos

No dia 30 de outubro de 2017 o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, anunciou que o governo federal voltará a realizar concursos públicos em 2018. Saiba mais sobre o anúncio aqui !

Como citado anteriormente, os certames estavam suspensos desde 2016, em razão da grave crise financeira. Segundo o ministro, a abertura de vagas, porém, será limitada ao número de servidores que deixarem os cargos.

No caso da Polícia Federal, o processo de liberação de verbas para a realização do concurso teve um avanço, em maio de 2017, quando o pedido, feito há dois anos, foi encaminhado para várias áreas do MPOG e encontra-se em análise. Este é um forte indício de que em breve haverá aval para a realização do concurso.

Já no caso do Ministério do Trabalho, o pedido também já foi encaminhado e segue em trâmite aguardando aval do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MPDG).

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais