Pesquisar no blog

Dicas valiosas para quem quer ir bem no Enem

icone calendario 28 jan 2021

enem nativeads-menor Na última edição do ENEM, cerca de 8,4 milhões de brasileiros se inscreveram buscando a oportunidade de ingressar em universidades públicas e privadas. Devido à importância do exame, selecionamos algumas dicas valiosas para que você vá bem nas provas. Confira!

Estude com a Apostila ENEM 2016
Compre aqui: Curso Online Enem 2016

– Dica bônus: alguns enunciados e gráficos já podem conter a resposta para a questão, por isso leia e releia tudo com atenção, pois a resposta pode estar implícita em algum detalhe.

– Redação: argumentar com clareza e coesão são itens essenciais para uma boa nota. Para isso, esteja sempre atento aos noticiários e leia bastante para melhorar seu vocabulário, repertório e gramática. Lembre-se que no ENEM as redações devem ser impessoais, isto é, redigidas em terceira pessoa do plural. Não utilize chavões “em minha opinião”, “eu acho que”, “eu considero”, afinal, textos em primeira pessoa são zerados. Tenha como base os temas das últimas redações, que são: A persistência da violência contra a mulher no Brasil’ (2015), ‘Publicidade infantil em questão no Brasil’ (2014), Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil (2013), O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (2012).

– Questões: Resolva questões de anos anteriores por dois motivos: o primeiro é para pegar o jeito e entender quais os tipos de matérias são cobradas; o segundo motivo: as questões possuem enunciados longos, o que pode tornar a prova cansativa para quem não está preparado, então treine muito. Isso nos leva a outra dica: calcule bem o seu tempo durante a prova. Assinalar o gabarito exige tempo e muita atenção, então não se descuide deste momento.

– Alguns detalhes importantes: faça o percurso até seu local de prova nos dias anteriores aos testes. Assim, você já calcula o tempo que levará para chegar até a escola e não correrá o risco de se atrasar no grande dia. Para participar das seleções, é obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto, podendo ser RG, Carteira de Trabalho, Passaporte. O participante deve utilizar caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Se o candidato usar caneta com tinta de outra cor, a leitura óptica do cartão-resposta pode ser comprometida.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

enem-590x73

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais