Pesquisar no blog

Dicas valiosas para quem quer ir bem no ENEM: questões resolvidas de provas anteriores

icone calendario 28 jan 2021

enem-250X250 O Exame Nacional do Ensino Médio é uma importante porta de entrada em universidades públicas, particulares, concursos públicos e também e programas do governo como Prouni, Fies e Sisu. Este ano são esperadas mais de 8 milhões de inscrições, número que dimensiona bastante a importância do exame. Confira aqui algumas questões resolvidas de provas anteriores e teste seus conhecimentos nas matérias cobradas no ENEM!

Estude com a Apostila ENEM 2016
Compre aqui: Curso Online Enem 2016

Ciências da natureza e suas tecnologias
Questão 01
Em nosso cotidiano, utilizamos as palavras “calor” e “temperatura” de forma diferente de como elas são usadas no meio científico. Na linguagem corrente, calor é identificado como “algo quente” e temperatura mede a “quantidade de calor de um corpo. Esses significados, no entanto, não conseguem explicar diversas situações que podem ser verificadas na prática. Do ponto de vista científico, que situação prática mostra a limitação dos conceitos corriqueiros de calor e temperatura?
a) A temperatura da água pode ficar constante durante o tempo em que estiver fervendo.
b) Uma mãe coloca a mão na água da banheira do bebê paraverificar a temperatura da água.
c) A chama de um fogão pode ser usada para aumentar a temperatura da água em uma panela.
d) A água quente que está em uma caneca é passada para outra caneca a fim de diminuir sua temperatura.
e) Um forno pode fornecer calor para uma vasilha de água que está em seu interior com menor temperatura do que a dele.

Resolução – Alternativa “A”
Quando, durante o processo de ebulição (temperatura à qual a aplicação de mais calor a um líquido não provoca qualquer aumento de temperatura e o líquido se converte em vapor), a água recebe calor e sua temperatura permanece constante, fica evidenciada a falha do modelo apresentado em que a temperatura mede a quantidade de calor do corpo.

Linguagens, códigos e suas tecnologias

enem nativeads-menor Questão 2
Para o Mano Caetano
1 O que fazer do ouro de tolo
Quando um doce bardo brada a toda brida,
Em velas pandas, suas esquisitas rimas?
4 Geografia de verdades, Guanabaras postiças
Saudades banguelas, tropicais preguiças?
A boca cheia de dentes
7 De um implacável sorriso
Morre a cada instante
Que devora a voz do morto, e com isso,
10 Ressuscita vampira, sem o menor aviso
[…]
E eu soy lobo-bolo? lobo-bolo
Tipo pra rimar com ouro de tolo?
13 Oh, Narciso Peixe Ornamental!
Tease me, tease me outra vez 1
Ou em banto baiano
16 Ou em português de Portugal
De Natal
[…]
Tease me (caçoe de mim, importune-me). LOBÃO. Disponível em: http://vagalume.uol.com.br. Acesso em: 14 ago. 2009 (adaptado).

Na letra da canção apresentada, o compositor Lobão explora vários recursos da língua portuguesa, a fim de conseguir efeitos estéticos ou de sentido. Nessa letra, o autor explora o extrato sonoro do idioma e o uso de termos coloquiais na seguinte passagem:
A) “Quando um doce bardo brada a toda brida” (v. 2)
B) “Em velas pandas, suas esquisitas rimas?” (v. 3)
C) “Que devora a voz do morto” (v. 9)
D) “lobo-bolo//Tipo pra rimar com ouro de tolo? (v. 11-12)
E) “Tease me, tease me outra vez” (v. 14)

Resoulção: A alternativa “d” figura-se como verdadeira, uma vez que o emissor faz uma combinação linguística
explorando os fonemas /l/, /b/, /t/, resultando assim em um efeito sonoro. Quanto ao emprego da linguagem coloquial, esta é representada pela expressão “tipo pra rimar”, que uma vez transformada em linguagem formal, obteríamos o seguinte resultado: “visando estabelecer a rima”.

Matemática e suas tecnologias

Questão 3
Uma resolução do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) estabeleceu a obrigatoriedade de adição de biodísel ao óleo dísel comercializado nos postos. A exigência é que, a partir de 1.º de julho de 2009, 4% do volume da mistura final seja formada por biodísel. Até junho de 2009, esse percentual era de 3%. Essa medida estimula a demanda de biodísel, bem como possibilita a redução da importação de dísel de petróleo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br. Acesso em: 12 jul. 2009 (adaptado). Estimativas indicam que, com a adição de 4% de biodísel ao dísel, serão consumidos 925 milhões de litros de biodísel no segundo semestre de 2009. Considerando-se essa estimativa, para o mesmo volume da mistura final dísel/biodísel consumida no segundo semestre de 2009, qual seria o consumo de biodísel com a adição de 3%?

A) 27,75 milhões de litros.
B) 37,00 milhões de litros.
C) 231,25 milhões de litros.
D) 693,75 milhões de litros.
E) 888,00 milhões de litros.

Resolução: Resposta item D
Regra de três
4% ————- 925
3% ————- x
4x = 2775
x = 2775 / 4
x = 693,75 milhões

Ciências humanas e suas tecnologias

Questão 4
Coube aos Xavante e aos Timbira, povos indígenas do Cerrado,um recente e marcante gesto simbólico: a realização de sua tradicional corrida de toras (de buriti) em plena Avenida Paulista(SP), para denunciar o cerco de suas terras e a degradação de seus entornos pelo avanço do agronegócio.RICARDO, B.; RICARDO, F. Povos indígenas do Brasil:2001-2005.São Paulo: Instituto Socioambiental, 2006 (adaptado).
A questão indígena contemporânea no Brasil evidencia a relação dos usos socioculturais da terra com os atuais problemas socioambientais, caracterizados pelas tensões entre

a) a expansão territorial do agronegócio, em especial nas regiões Centro-Oeste e Norte, e as leis de proteção indígena e ambiental.
b) os grileiros articuladores do agronegócio e os povos indígenas pouco organizados no Cerrado.
c) as leis mais brandas sobre o uso tradicional do meio ambiente e as severas leis sobre o uso capitalista do meio ambiente.
d) os povos indígenas do Cerrado e os polos econômicos representados pelas elites industriais paulistas.
e) o campo e a cidade no Cerrado, que faz com que as terras indígenas dali sejam alvo de invasões urbanas.

Resolução – Alternativa “A”
A questão faz referência às tensões entre, de um lado, a expansão do agronegócio por áreas do Cerrado e, mais recentemente, por áreas da floresta, no sul e no leste da Amazônia, e, do outro lado, as leis que deveriam proteger florestas e comunidades indígenas. O poder político vê-se dividido entre interesses relacionados à balança comercial e o dever de proteger o patrimônio cultural e ambiental.

A editora Nova tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

enem-590x73

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais