Se você sonha com um cargo público na área ambiental ou administrativa e busca estabilidade, boa remuneração e a chance de fazer a diferença no serviço público, chegou a sua hora! O edital Idema RN foi publicado com 180 vagas.
As inscrições começam já na próxima segunda e as provas serão aplicadas em julho, o que dá tempo para uma preparação estratégica. Para concorrer, é necessário possuir diploma de curso superior na respectiva área de atuação, além de registro no conselho de classe, quando exigido.
As oportunidades estão distribuídas entre os cargos de Analista Ambiental, Fiscal Ambiental e Analista Administrativo, abrangendo diversas especialidades e formações. Se interessa pelo edital Idema RN e quer ficar por dentro de todas as notícias? Continue com a gente e não perca nenhuma novidade!
Índice
Concurso Idema RN: Inscrições começam na próxima segunda
As inscrições do concurso Idema RN poderão ser realizadas entre os dias 28 de abril e 6 de junho de 2025, exclusivamente por meio do site do Instituto AOCP, banca organizadora do certame. Para confirmar a participação, será necessário pagar uma taxa de R$ 150,00.
Candidatos que atenderem a determinados critérios poderão solicitar isenção da taxa, entre os dias 28 de abril (a partir das 9h) e 2 de maio (até às 17h).
Estão aptos a solicitar o benefício os inscritos no CadÚnico, doadores de sangue ou medula óssea, doadoras de leite materno, pessoas com deficiência e eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Rio Grande do Norte.
Confira a distribuição das 180 vagas por cargo
O concurso do Instituto do Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte ao todo oferta 180 vagas imediatas para carreiras de nível superior de escolaridade.
O cargo de Analista Ambiental contempla diversas especialidades, como:
- Aquicultura (2 vagas)
- Antropologia (1)
- Arqueologia (1)
- Arte Educador (1)
- Arquitetura (5)
- Biologia (14)
- Ecologia (2)
- Engenharia
- Agronômica (8)
- Ambiental (8)
- Civil (5)
- Elétrica (4)
- Florestal (7)
- de Minas (4)
- de Petróleo e Gás (5)
- Sanitarista (4)
- de Segurança do Trabalho (3)
- Geografia (8)
- Geologia (14)
- Oceanografia (2)
- Pedagogia (2)
- Química (4)
- Gestão Ambiental ou Tecnologia em Gestão Ambiental (4).
Para o cargo de Fiscal Ambiental, que também exige formação superior em qualquer área, são oferecidas 40 vagas.
Já para Analista Administrativo, as vagas estão distribuídas entre as especialidades de Contabilidade (6), Administração (4), Engenharia de Produção (1), Biblioteconomia (1), Economia (3), Psicologia (2), Ciência da Computação (3), Jornalismo (2), Estatística (2) e Direito (3).

Etapas do edital Idema RN e estrutura das provas
Os candidatos serão avaliados por meio de duas etapas principais: provas objetivas e prova discursiva, ambas com caráter eliminatório e classificatório.
As provas do edital Idema RNestão marcadas para o dia 27 de julho, em dois turnos distintos: pela manhã, farão prova os candidatos ao cargo de Analista Ambiental, enquanto à tarde será a vez dos concorrentes aos cargos de Fiscal Ambiental e Analista Administrativo.
A prova objetiva do edital Idema RN será composta por 60 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas e apenas uma correta, distribuídas entre as seguintes disciplinas:
- Conhecimentos Gerais
- Língua Portuguesa: 10 questões (peso 1)
- História e Aspectos Geoeconômicos do RN (Lei Estadual nº 8.584/2004): 5 questões (peso 1)
- Informática Básica: 5 questões (peso 1)
- Conhecimentos Específicos
- Conhecimentos Técnicos da área de atuação: 20 questões (peso 2)
- Legislação Ambiental Federal e Estadual: 20 questões (peso 2)
Será considerado eliminado o candidato que zerar qualquer uma das áreas de conhecimento, não alcançar pelo menos 8 pontos em Conhecimentos Gerais, menos de 40 pontos em Conhecimentos Específicos, ou ainda que não atingir o mínimo de 60 pontos no total da prova objetiva.
A prova discursiva será aplicada no mesmo dia da objetiva e consistirá na elaboração de um parecer técnico com base em um estudo de caso relacionado à área de atuação do cargo escolhido. Essa etapa valerá até 30 pontos, sendo aprovado o candidato que obtiver nota mínima de 15 pontos (50% do total).
O concurso do Idema RN terá validade de dois anos a partir da data de homologação, podendo ser prorrogado uma única vez por igual período, a critério da administração pública estadual.
Fiquem ligados na nossa página para as próximas notícias sobre o edital Idema RN!