Pesquisar no blog

ENCCEJA 2018: Saiba como será!

icone calendario 28 jan 2021

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) é um exame gratuito, com objetivo de formar jovens e adultos que não tiveram a oportunidade de concluir o ensino fundamental ou o ensino médio, os alunos realizam a prova, que avalia as competências e as habilidades adquiridas no período em que eles estudaram e concede aos aprovados o certificado de conclusão do ensino fundamental ou médio.

» Prepare-se com a Apostila ENCCEJA + Curso Redação (GRÁTIS)! «

Encceja 2018 Inscrições

A inscrição é totalmente gratuita e pode ser feita através do site do INEP, depois disso, basta ficar atento para não perder a data e o local da prova.

Encceja 2018 prova

O Encceja é composto por quatro provas, para conseguir a aprovação, o candidato deve conseguir 100 pontos no mínimo por prova, a pontuação de cada prova vai até 180.

Cada prova é composta por 30 questões e para ser aprovado o aluno necessita acertar ao menos 10 questões em cada uma delas.

As matérias foram estabelecidas com base na base nacional comum curricular.

É exigência que o aluno possua ao menos 15 anos para realizar as provas.

Existem dois tipos de Encceja, um voltado para o nível fundamental e um para o nível médio.

Encceja 2018 nível fundamental

As quatro provas para o ensino fundamental são: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação; Matemática; História e Geografia; Ciências Naturais.

Encceja 2018 nível médio

Para o Ensino Médio, as provas aplicadas no exame do Encceja são: Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias e Redação; Matemática e Suas Tecnologias; Ciências Humanas e Suas Tecnologias; Ciências da Natureza e Suas Tecnologias.

Os alunos que foram reprovados em uma disciplina ou mais, mas não em todas, também podem fazer o Encceja, escolhendo as disciplinas que desejarem para realização da prova; outra vantagem do Encceja é que, caso você não tenha concluído o Ensino Fundamental, mas queira tentar a certificação do Ensino Médio de uma vez, isso pode ser feito, se o aluno tiver as capacidades necessárias para ser aprovado no Ensino Médio, ele automaticamente também será aprovado no Ensino Fundamental, desde que selecione essa opção quando realizar a inscrição.

Se você deseja se inscrever fique atento ao site do Inep, geralmente no início do ano as primeiras oportunidades já surgem e o Inep da início ao projeto e as provas, para que ainda no primeiro semestre do ano, os inscritos possam receber seus certificados.

» Prepare-se com a Apostila ENCCEJA + Curso Redação (GRÁTIS)! «

A Nova Concursos tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar suas chances de passar, conheça nossos materiais acessando nosso site!

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2023: Edital publicado. Provas em 27 de agosto!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais