Pesquisar no blog

ENCCEJA 2021: Provas serão aplicadas neste domingo (29)!

icone calendario 24 ago 2021

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) terá as provas aplicadas neste fim de semana!

A Prova, que tem por objetivo proporcionar o certificado para jovens que não concluíram os estudos, deveria ter acontecido em abril, mas foi adiada devido ao aumento de casos de COVID-19 no Brasil .

A avaliação, agora, deve acontecer no dia 29 de agosto. As informações sobre localidade da aplicação dos exames foram divulgadas no dia 10 de agosto e podem ser consultadas no cartão de confirmação de participação do candidato, no site do INEP .

Neste cartão, estão contidas informações como data e localidade da prova, bem como o número de matrícula do inscrito.

Além disso, no cartão também pode conter o nome social do aluno e, em caso de necessidade, a indicação de atendimento especial.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado que o aluno tenha em mãos este documento no momento de realização da avaliação.

Como será a prova do ENCCEJA?

Como já mencionado, o ENCCEJA não é uma prova classificatória, é somente um exame de proficiência. Isso quer dizer, é um exame para avaliar o nível de conhecimento de cada um dos alunos em áreas específicas.

Os alunos podem escolher os módulos que querem realizar a proficiência. Por exemplo, uma pessoa pode realizar a Prova de Matemática e de Ciências Naturais em um ano e o restante das matérias no ano seguinte.

No total, são 4 provas objetivas compostas por 30 questões de múltipla escolha. Os alunos também são avaliados por uma redação que pode ter até 30 linhas no estilo dissertativo-argumentativo.

As provas para o certificado do ensino fundamental são:

  • ciências naturais;
  • matemática;
  • língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física;
  • história e geografia;
  • redação.

Já para o certificado do ensino médio, são provas de:

  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias;
  • redação.

Para obter o certificado, o participante deverá atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das provas, que têm valor máximo de 180, e na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5 pontos.

7 dicas para a realização da prova!

Provas como o ENCCEJA são muito importantes para milhões de pessoas em todo o Brasil . Saiba como se preparar para o certame e garantir uma boa nota!

Refaça provas anteriores

Esse método de estudo ajuda o estudante a se acostumar com o tipo de prova e de questões que geralmente são cobradas no ENCCEJA.

Refazendo provas, o aluno também conseguirá controlar melhor o tempo de prova e será capaz de realizar a maior parte das questões.

Organize o que precisará levar no dia da prova

É importante que o estudante se organize para levar tudo o que for necessário para o dia da prova e não se esqueça de nada.

Para essa organização, o estudante pode criar um checklist ou então um cronograma com todos os materiais necessários como documento, canetas, garrafinha de água, etc., e ir conferindo tudo no dia da avaliação.

Confira os horários de início e finalização das provas

É sempre recomendado que os alunos cheguem uma hora antes do início das provas e, para isso, é preciso organização.

Tenha em mente o tipo de meio transporte que será utilizado para chegar no local da prova. Por exemplo, se for utilizar o transporte coletivo, confira os horários para não se atrasar.

Na hora de saída da prova, é bacana ter os horários em mente também, pois a avaliação é cansativa e planejar a chegada em casa pode evitar estresses.

Se alimente bem

No dia da prova, e mesmo no dia anterior, é bacana que o aluno mantenha uma dieta saudável e equilibrada para evitar mal estar.

Beba água

Se manter hidratado ajuda o aluno a manter a concentração e melhora o raciocínio, além de evitar contratempos chatos como dores de cabeça.

Portanto, leve sua garrafinha!

Se mantenha calmo

Provas costumam causar muito estresse e nervosismo, mas é importante manter a calma e a paciência.

Se perceber que está ficando nervoso, respire fundo, tire uns minutos da prova, beba água e só volte a resolver as questões depois de controlar os pensamentos ansiosos.

Descanse!

Para se sair bem na avaliação é importante estar descansado.

Por isso, se planeje para ter, no mínimo, 8 horas de sono no dia da avaliação, além de tomar cuidado para não ingerir bebidas alcoólicas ou alimentos pesados na noite anterior.

Isso tudo pode influenciar na hora da realização da avaliação!

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2023: Edital publicado. Provas em 27 de agosto!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais