Pesquisar no blog

ENCCEJA 2021: Confira os locais de prova!

icone calendario 11 ago 2021

O ENCCEJA (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos) já tem os locais de aplicação de provas definidos!

A Prova, que tem por objetivo proporcionar o certificado para jovens que não concluíram os estudos, deveria ter acontecido em abril, mas foi adiada devido ao aumento de casos de COVID-19 no Brasil .

A previsão, agora, é de que a prova aconteça no dia 29 de agosto. As informações sobre localidade da aplicação dos exames foram divulgadas na última terça-feira, 10 de agosto, no cartão de confirmação de participação do candidato, no site do INEP .

Neste cartão, estão contidas informações como data e localidade da prova, bem como o número de matrícula do inscrito.

Além disso, no cartão também pode conter o nome social do aluno e, em caso de necessidade, a indicação de atendimento especial.

Apesar de não ser obrigatório, é recomendado que o aluno tenha em mãos este documento no momento de realização da avaliação.

O que o ENCCEJA proporciona?

O ENCCEJA é uma prova criada com o intuito de proporcionar um certificado de conclusão do Ensino Médio sem, necessariamente, ter terminado o terceiro ano, ou a certificação do Ensino Fundamental.

O Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos consiste em:

  • Uma avaliação dos conhecimentos do candidato;
  • Não é como um vestibular, em que há uma classificação de aprovados.

As inscrições para participar desta edição do exame foram encerradas em janeiro de 2020, ou seja, essa prova é a mesma edição do ano passado. O edital para a próxima avaliação ainda está por ser publicado.

No total, foram registradas 1.630.046 inscrições, sendo a grande maioria (1.328.608) maiores de 18 anos que buscam a certificação média.

O restante dos alunos tem mais de 15 anos e buscam o certificado do Ensino Fundamental.

De acordo com o Pnad Educação de 2019, pelo menos 69,5 milhões de pessoas no Brasil poderiam realizar essa prova. Mais de 50% desse número são formados por brasileiros com mais de 25 anos que não finalizaram a educação básica.

Como é a prova do ENCCEJA?

Como já mencionado, o ENCCEJA não é uma prova classificatória, é somente um exame de proficiência. Isso quer dizer, é um exame para avaliar o nível de conhecimento de cada um dos alunos em áreas específicas.

Os alunos podem escolher os módulos que querem realizar a proficiência. Por exemplo, uma pessoa pode realizar a Prova de Matemática e de Ciências Naturais em um ano e o restante das matérias no ano seguinte.

No total, são 4 provas objetivas compostas por 30 questões de múltipla escolha. Os alunos também são avaliados por uma redação que pode ter até 30 linhas no estilo dissertativo-argumentativo.

As provas para o certificado do ensino fundamental são:

  • ciências naturais;
  • matemática;
  • língua portuguesa, língua estrangeira, artes e educação física;
  • história e geografia;
  • redação.

Já para o certificado do ensino médio, são provas de:

  • ciências da natureza e suas tecnologias;
  • matemática e suas tecnologias;
  • linguagens, códigos e suas tecnologias;
  • ciências humanas e suas tecnologias;
  • redação.

Para obter o certificado, o participante deverá atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das provas, que têm valor máximo de 180, e na redação, é preciso ter nota igual ou acima de 5 pontos.

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2023: Edital publicado. Provas em 27 de agosto!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais