Pesquisar no blog

Encceja: O que é, data da prova, inscrição, para que serve?

icone calendario 15 maio 2024

As inscrições do Encceja 2024 (Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos) estão encerradas, exceto para quem reside no Rio Grande do Sul.

Em virtude do desastre natural ocorrido nas últimas semanas na região, resultando em mortes, feridos e pessoas desabrigadas, o Ministério da Educação, por meio do INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), decidiu prorrogar o período até o dia 24 de maio.

O novo prazo também vale para as solicitações de atendimento especializado e tratamento por nome social. 

Se você está se preparando para o Encceja 2024, você está no lugar certo. Vamos esclarecer as principais dúvidas de todo candidato e te mostrar qual é o caminho da aprovação para conquistar o tão almejado diploma do ensino fundamental e médio. Vamos lá?

Como fazer a inscrição no Encceja 2024?

O Encceja é um exame anual, promovido pelo Inep, como uma alternativa para jovens e adultos que não concluíram seus estudos na idade regular e desejam obter o diploma do ensino fudamental e médio para buscar melhores condições de vida.

As inscrições são sempre realizadas no portal Encceja Nacional, via Ministério da Educação.

No ato da inscrição, é solicitado do candidato, dados como: número do CPF, data de nascimento, e-mail, telefone para contato, unidade da federação, município onde deseja realizar a prova, além do nível de ensino para o qual busca a certificação. 

Vale destacar que a inscrição no exame é gratuita, ou seja, não é cobrado nenhuma taxa de participação.

Para requerer o certificado de ensino fundamental é necessário ter, no mínimo, 15 anos de idade na data da prova. Já para certificação no ensino médio, a idade mínima é de 18 anos completos. 

Inscrições prorrogadas

Como destacado, houve prorrogação do período de inscrição, até o dia 24 de maio de 2024, para os candidatos que residem no Rio Grande do Sul e desejam prestar o exame.

A região vive nas últimas semanas, momentos delicados, em decorrência das fortes chuvas e enchentes que assolaram o estado, resultando em mortes, pessoas feridas e desabrigadas.

Para os demais candidatos do país, as inscrições encerraram em 10 de maio.

👉🏼 Confira aqui na íntegra o edital Encceja 2024

Estude para o concurso dos seus sonhos com o Método que já ajudou na aprovação de mais de 70 mil alunosClique aqui    e saiba mais!

O que é e como funciona o Encceja?

O Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, é uma avaliação anual, ofertada para aquelas pessoas que desejam concluir o ensino fundamental ou médio e obter o tão almejado diploma.

Sim. Se o candidato obtiver um resultado satisfatório na prova e cumprir com todos os requisitos mínimos exigidos no edital, ele recebe um certificado de conclusão do ensino requerido, que possui o mesmo valor do diploma conquistado no ensino regular.

Obter a certificação por meio do Encceja é abrir portas para diversas oportunidades, como ingressar em uma faculdade, realizar um curso técnico, prestar concurso público, bem como melhorar de vida e conquistar novos espaços no mercado de trabalho, com melhores remunerações.

Quem pode participar?

Existem duas modalidades de certificação e a idade mínima para cada uma é diferente.

Os candidatos que desejam a certificaçao do ensino fundamental, precisam ter no mínimo 15 anos e para aqueles que desejam a certificação do ensino médio, precisam ter 18 anos completos, na data da aplicação do exame.

Quando vai ser a prova do Encceja 2024?

Como destacado, a avaliação no Exame Nacional de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, ocorre por meio de uma prova objetiva, composta de quatro áreas distintas, contendo 30 questões de múltipla escolha cada mais uma proposta de redação.

Para este ano, a avaliação está marcada para o dia 25 de agosto de 2024, em todos os estados mais o Distrito Federal. Confira aqui quais são as cidades de aplicação.

Quanto ao horário de realização, na parte da manhã, a prova inicia às 9h com encerramento às 13h.

Já na parte da tarde, o início das provas é às 15h30, com encerramento às 20h30.

Cada área de ensino possui uma estrutura própria do exame. Confira a seguir:

Ensino Fundamental

Turno Matutino – 4h de duração

  • Prova I: Ciências Naturais,
    • Ciência
  • Provas II:
    • Matemática;

Turno Vespertino – 5h de duração

  • Prova III: Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação
    • Língua Portuguesa com Redação,
    • Inglês
    • Espanhol
    • Artes e
    • Educação Física
  • Prova IV: História e Geografia;
    • História
    • Geografia
    • Filosofia e
    • Sociologia

 Atenção! Para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

Ensino Médio

Turno Matutino – 4h de duração

  • Prova I: Ciências da Natureza e suas Tecnologias,
    • Química
    • Física e
    • Biologia
  • Prova II: Matemática e suas Tecnologias;
    • Matemática

Turno Vespertino – 5h de duração

  • Prova III: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação,
    • Língua Portuguesa com Redação
    • Inglês
    • Espanhol
    • Artes e
    • Educação Física
  • Prova IV: Ciências Humanas e suas Tecnologias;
    • História
    • Geografia
    • Filosofia e
    • Sociologia

Como dito anteriormente, para Língua Estrangeira Moderna, o participante realizará as provas de Inglês e Espanhol, não sendo possível optar por apenas uma delas.

Perguntas e respostas sobre o Encceja

Se você realizou o exame nos anos anteriores mas ainda não conseguiu atingir a pontuação mínima, saiba que não é necessário realizar a prova completa novamente, confira abaixo:

Estou devendo apenas uma matéria, terei que fazer todas as provas novamente?

Não. Você deverá fazer apenas a(s) prova(s) da(s) matéria(s) que não foi aprovado ou que deixou de realizar no ano em que prestou o exame. Para isso, durante a inscrição, selecione somente essas matérias que ficaram faltando ou que você ainda não foi aprovado.

O certificado tem validade como de uma escola regular?

Sim. O certificado tem validade legal igualmente reconhecido como do ensino regular. Os candidatos aprovados poderão prestar vestibular, participar do ENEM, concursos públicos.

Quem fez a prova o ano passado e não alcançou a nota somente na redação, precisa fazer tudo novamente?

Não. O participante deverá se inscrever apenas para fazer a prova de redação.

Qual a pontuação necessária para passar?

Para ser aprovado o participante deve alcançar nota mínima de 100 pontos em cada uma das 4 matérias ou áreas de conhecimento do Encceja.

Entretanto na redação é necessário atingir nota mínima de 5 pontos.

Parei no 6º ano posso concluir o ensino fundamental e médio ao mesmo tempo?

Pode sim. Se você tem 18 anos ou mais, poderá optar durante a inscrição, pela certificação do ensino médio, mesmo ainda não tendo concluído o ensino fundamental.

Porém, para candidatos menores de 18 anos e com mais de 15 anos, poderão realizar somente a prova para certificação do ensino fundamental.

Faz tempo que parei os estudos, consigo passar na prova?

Consegue sim. As provas tem um nível de dificuldade médio, dessa maneira, exige certa dedicação do participante, mas nada que impeça ou desanime sua participação.

Dedique algumas horas do seu dia para os estudos, é aconselhável que faça muitos exercícios, inclusive resolva as últimas provas.

Materiais de estudo

Para garantir um bom desempenho no exame, é essencial se prepar adequadamente.

Além de escolher um material direcionado que te auxilie na revisão dos conteúdos, procure realizar bastante simulados, exercícios,para se familiarizar com o formato da prova.

Aqui, vai algumas dicas que vão te ajudar nessa jornada rumo a aprovação.

-Resolução de exercícios,

-Análise dos antigos editais ;

-Métodos de estudo: resumos, mapas mentais, tabelas, técnica pomodoro

-Bom material: com linguagem acessível e explicativa. Se você tiver pouco tempo de estudo, uma apostila com conteúdo resumido e prático será primordial.

Obrigações do candidato

Atenção, estudantes!

Ao realizar sua inscrição e preencher todos os requisitos exigidos, você precisa guardar o número de inscrição que será gerado e a senha. Pois é através dele que você vai acompanhar o andamento no site do INEP , bem como verificar no cartão de cofirmação, o local de realização da prova.

Essa verificação é de inteira responsabilidade do candidato.

  • No dia da prova, apresente-se no local com documento de identificação válido,
  • Chegar na sala até 8h45 no turno da manhã e até 15h15 no turno da tarde;
  • Leve caneta esferógrafica de tinta preta, fabricada com material transparente.

Não deixe essa oportunidade passar, dedique-se, foque em uma preparação adequada e aproveite para alçar novos horizontes e transformar sua vida por meio da educação.

Saiba mais sobre o ENCCEJA 2024: Provas em 25 de agosto. Confira as regras desta edição!

Materiais Relacionados

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais