Pesquisar no blog

ENEM 2018: Item que poderia zerar redação é vetado pelo STF!

icone calendario 28 jan 2021

Publicado na última quarta-feira (21), o edital do Enem 2018 trouxe alterações consideráveis.

Algo chamou a atenção! Agora, desrespeitar os direitos humanos não leva o aluno a tirar nota zero na redação no Exame Nacional do Ensino Médio.

» Garanta sua vaga na faculdade estudando com a Apostila e o Curso Online de Redação ENEM! «

A decisão foi tomada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) em novembro de 2017, anulando a medida que acontecia até o Enem de 2016. Mesmo já tendo ocorrido na época, a correção das redações já havia se adequado à nova regra.

Aluno ainda deverá se atentar aos direitos humanos

Porém, a medida não permite que o desrespeito aos direitos humanos passe impune. Quem o fizer, mesmo não zerando, perderá pontos. A Competência 5 sobre a redação, em 2017, citava “Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos”.

A cartilha do Enem também ressaltava a importância: “É necessário, ao idealizar sua proposta de intervenção, respeitar os direitos humanos, ou seja, não romper com os valores de cidadania, liberdade, solidariedade e diversidade cultural”.

Conheça os detalhes ENEM 2018

As inscrições começam às 10 horas do dia 7 de maio e ficam abertas até às 23h59min do dia 18 de maio, e serão realizadas pelo site do INEP .

A taxa tem o valor de R$ 82,00, que deve ser paga até o dia 23 de maio.

Alunos que queiram ter a isenção da taxa devem solicitar a partir do dia 2 de abril até o dia 11 do mesmo mês. Vale lembrar: estudantes do terceiro ano do ensino médio em ensino público estão isentos.

As provas serão aplicadas nos dias 4 e 11 de novembro. Os portões serão abertos às 12h e fechados às 13h, e as provas terão início às 13h30 com término previsto para às 19h no primeiro dia de prova e às 18h30 no segundo dia de prova.

O conteúdo programático do primeiro dia de prova consta de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Redação. No segundo dia, têm- se Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias

Confira todos os detalhes do Enem 2018 clicando »» AQUI ««

» Garanta sua vaga na faculdade estudando com a Apostila e o Curso Online de Redação ENEM! «

Nova Concursos  tem ajudado há mais de 8 anos quem quer vencer a batalha do concurso público. Se você quer aumentar as suas chances de passar, conheça os nossos materiais, acessando o nosso site!

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais