Pesquisar no blog

ENEM 2021: Confira os locais de prova!

Iago Almeida

icone calendario 04 nov 2021

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2021 ) está cada vez mais próximo. Nesta semana foram liberados os locais de prova dos inscritos. Os exames serão aplicados nos dias 21 e 28 de novembro em todo país.

Enem 2021: como conferir os locais de prova?

Os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio foram publicados na manhã desta quinta-feira, 03 de novembro.

A informação foi confirmada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), através da publicação do Cartão de Confirmação da Inscrição.

O documento poderá ser acessado na Página do Participante do Enem. Mas, importante destacar que foram liberados os locais apenas para quem fará a prova neste mês de novembro.

Elas serão realizadas nos dias 21 e 28 de novembro de 2021 (edição regular – versão digital e manual). Além disso, para quem fez a inscrição na segunda oportunidade, fará provas em 09 e 16 de janeiro de 2022.

Para os participantes que farão as provas em janeiro, os cartões de confirmação serão divulgados em uma data oportuna em dezembro, segundo o Inep.

O cartão contém os dados pessoais, número de inscrição, data, horário local, língua estrangeira, nome social e informará o atendimento do participante (especializado/específico) solicitado no ato da inscrição.

Número de inscritos

Ao todo, 3.461.418 inscrições confirmadas em todo o país. Do total, mais de 3 milhões vão realizar provas impressas e 68,8 mil farão a modalidade digital.

Ao todo, 5,7 milhões de pessoas se inscreveram na versão de 2020, mas 70% não compareceram ao exame digital e 50% ao impresso.

Como serão as provas?

As duas versões, digital e impressa, terão a mesma estrutura de provas: 180 questões de múltipla escolha e a prova de redação.

As provas serão constituídas por 04 áreas de Conhecimento, sendo elas:

  • 1º Dia (21/11): duração de 05h30min
    • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Língua Portuguesa; Literatura; Língua Estrangeira – Inglês ou Espanhol; Artes; Educação Física; Tecnologias da Informação e Comunicação;
    • Ciências Humanas e suas Tecnologias: História; Geografia; Filosofia; Sociologia;
    • Redação.
  • 2º Dia (28/11): duração de 05h
    • Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química; Física; Biologia;
    • Matemática e suas tecnologias: Matemática.

Como será a correção?

Os critérios de correção são de 0 a 200 pontos para cada área do conhecimento, que somam 1.000 pontos. E de 0 a 1.000 pontos para a prova de redação.

Segundo o Inep, os gabaritos oficiais devem ser divulgados três dias após a aplicação das provas e não haverá espaço para recursos contra as resoluções dos exercícios.

Como anda a sua preparação para o Enem 2021? Confira, clicando aqui , quais as matérias que mais caem no exame. Veja ainda como se preparar !

Recomendações

O estudante deverá levar o cartão de confirmação no primeiro dia de prova para evitar qualquer problema de logística. Será obrigatório o uso de máscara durante toda a aplicação do exame.

A recomendação da banca é que os candidatos levem outra máscara, para trocá-la durante o exame, seguindo as orientações sanitárias da Organização Mundial da Saúde (OMS) contra a pandemia da Covid-19.

Saiba mais sobre o Enem 2023: Prova em 5 e 12 de novembro. Saiba mais!

Notícias relacionadas

Acompanhe nossas

redes sociais